postagem de 19 de Agosto de 2020

Instagram tem novas fontes para os Stories e uma delas é a Comic Sans!

Instagram tem novas fontes para os Stories e uma delas é a Comic Sans!
Muitos torcem o nariz para ela, mas a fonte pode facilitar a leitura para pessoas com dislexia

O Instagram , uma das redes sociais mais usadas no mundo, anunciou há algumas semanas a chegada de novas opções de fontes para você compartilhar seus vídeos e fotos no Stories.

A rede social postou um vídeo onde apresentava as novas fontes que já estão disponíveis para alguns usuários de Android e iPhone (iOS) como fase de teste.

O Instagram já tinha disponível cinco tipos de fontes no Stories para produção de conteúdo rápido dos usuários: clássico, moderna, neon, máquina de escrever forte e clássico.

Entre as novas fontes apresentadas estão tipografias serifadas, em caixa alta, algumas contam com efeitos de sombreamento, blush, faixas atrás das letras, e uma das que mais chamou atenção dos usuários brasileiros está a queridinha, nostálgica e às vezes até polêmica: Comic Sans.

Comic Sans: a queridinha mais amada e odiada entre os usuários!

Agora disponível no Storie do Instagram, a Comic Sans é antiga conhecida dos usuários das redes sociais, desde o antigo MSN e também da ferramenta Paint, a fonte ganhou fama por seu formato descontraído e meio desengonçado.

Criada pelo desenhista Vicent Connare e em 1994 adicionado ao sistema Microsoft Windows desde o surgimento do Windows 95, a fonte é conhecida como “a fonte mais odiada e amada de todo mundo”.

Apesar do dualismo a respeito da fonte, a verdade é que ela está presente em vários materiais espalhados pelo mundo, desde currículos profissionais, contratos, cardápios de restaurantes e por aí vai.

Mas o que muitos podem desconhecer é que a Comic Sans pode facilitar e auxiliar a leitura de pessoas com dislexia (distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura).


Como a Comic Sans pode ajudar usuários disléxicos?

Para ajudar pessoas com transtorno de dislexia a ler conteúdos rápidos e interativos, as fontes podem ser inclusivas, como é o caso da Comic Sans.

Segundo a especialista em neuropsicologia e diretora da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), Maria Inez De Luca, a Comic Sans ajuda na leitura para essas pessoas pois possui:

  • Espaçamento razoável entre as letras

  • Espessura mais grossa da fonte

  • É uma fonte não serifada (informal)


Para facilitar ainda mais a leitura para os usuários com dislexia, o ideal é escrever:

  • Com tamanho mínimo da letra até 12 pts

  • Nada de usar letras grudadas umas nas outras

  • Evitar sublinhado e itálico, pois isso dificulta a leitura

  • Usar negrito pode ser uma boa ideia

  • Texto em caixa alta facilita a leitura


Fontes para dislexia: quais usar para produzir seu conteúdo e incluir?

A dislexia é um transtorno de leitura muito mais comum do que muitos pensam. No Brasil, são registrados cerca de 2 milhões de casos ao ano. A doença não tem cura e pode surgir a partir da infância e te acompanhar durante muitos anos ou a vida toda.

Apesar disso, existem tratamentos que amenizam a dislexia e outros recursos que podem auxiliar a vida dos disléxicos. Afinal, inclusão é essencial em todos os sentidos, não é mesmo?!

Se você quer integrar e incluir todos na sua produção de conteúdo diário veja essas dicas de melhores fontes para compreensão e leitura:

  • Use fontes não serifadas como Arial, Comic Sans, Verdana, Tahoma, Calibri e Open Sans.

  • Você também pode usar a fonte para disléxicos chamada Open Dyslexic e que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.


Atenção! Não podemos generalizar

Apesar da Comic Sans facilitar bastante a leitura para os usuários que fazem parte do grupo que possuem dislexia, não podemos generalizar, existem disléxicos que precisam de outros recursos além da letra para facilitar sua leitura.

Alguns não conseguem ler muito bem com a fonte Comic, outros precisam de letras alternadas, espaçamento maior entre as linhas, textos em tons mais claros, não utilizar mensagens subliminares entre outros.

Apesar disso, a fonte está sendo muito elogiada por especialistas que veem nela uma ótima letra que promete uma leitura mais tranquila e uma compreensão de texto mais efetiva.

E você o que achou das novas fontes do Instagram? Já está usando alguma delas para a sua produção de conteúdo diária? Independente de qual seja seu ramo como empresa, consumidor ou profissional, saiba que é muito importante comunicar para que todos possam compreender.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da comunicação? Inscreva-se na nossa Newsletter! Assim você não perde nada do que publicamos por aqui, tá bem? ;)


Leia também:

Reels: Instagram lança nova ferramenta para competir com Tik Tok

Conteúdo personalizado de verdade!


Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/Crédito:

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade