O Dia Mundial do Revisor e Diagramador foi comemorado em 28 de março. Nós, da Benetton Comunicação, sabemos como a presença destes profissionais se torna um fator essencial para agregar valor e maximizar o destaque dos conteúdos da sua estratégia.
Você sente que suas ações digitais expressam a devida autoridade e geram total confiança perante seu público-alvo? A verdade é que para conquistar uma gama de ávidos leitores, todas as suas produções textuais precisam possuir uma linguagem clara, abordar temas relevantes e contar com uma boa estrutura. Afinal, na era da internet, qualquer deslize ortográfico pode ser capaz de diminuir consideravelmente a credibilidade da sua marca.
É justamente aí que entra o importante papel do revisor. Esse profissional, além de apontar, realizar e acompanhar as correções gramaticais necessárias, é o principal responsável por enriquecer os conteúdos de uma estratégia, atingindo o público desejado e sanando todas as dúvidas, dores e possíveis problemas da sua persona.
Não basta apenas ter facilidade com português para se tornar um bom revisor. É preciso estudar, experienciar e se manter constantemente atualizado sobre as tendências do mercado atual. É por isso que certos cursos de graduação, como Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras podem ser ótimos nichos de futuros revisores. Essa galera tem um enorme potencial na área!
Isso porque, além de conferirem todo o texto, os revisores também confirmam se os dados e materiais apresentados estão corretamente alinhados com a identidade da marca, em termos de tom de voz e valores utilizados por cada cliente. Em certos casos, diversas adequações textuais deverão ser feitas, para que seja possível aperfeiçoar e enriquecer ainda mais as produções; beneficiando o trabalho de SEO, ou seja, de otimização para visibilidade nos mecanismos de busca.
Nesse sentido, existem 3 principais focos que estão sempre presentes na rotina dos revisores:
Para promover a sensação de autoridade e conquistar seu público através da internet, é imprescindível que a sua empresa seja capaz de apresentar todos os conteúdos de maneira adequada: com bastante clareza, coesão e coerência. Um post com desvios ortográficos, gramaticais ou de concordância pode causar a impressão de descaso e falta de atenção. Esse fator acaba dificultando o desenvolvimento da relação de parceria e proximidade com seus consumidores, que por sua vez, deixam de captar as mensagens necessárias pois não conseguem exercer a interpretação textual de forma correta.
Para que o seu negócio entregue conteúdos relevantes, cabe ao revisor garantir que o material produzido esteja devidamente direcionado para a persona que se busca atingir, oferecendo informações úteis para ela. Portanto, o seu texto não pode ser muito raso, trazendo verdades apenas do senso comum, e muito menos rebuscado demais, pois assim a persona não chega nem a compreender o que foi produzido.
Nessa etapa, o revisor deve se atentar ao estágio do funil em que o seu leitor se encontra. Mesmo que o texto esteja completo, bem escrito e bastante informativo, caso tenha sido produzido como conteúdo de meio quando a estratégia pedia um conteúdo de topo, será necessário refazê-lo. É nesse ponto que o revisor atua: analisando produções que se encaixam como topo, meio e fundo de funil, sempre se baseando no quão próxima a persona em questão está de fechar a compra e não na profundidade dos conteúdos.
Aqui também entram alguns aspectos fundamentais de SEO, como o uso de palavras-chave e link building, ou seja, a construção de uma rede de links de redirecionamento para o seu website. Por isso, é muito importante que o seu revisor tenha profundos conhecimentos sobre as estratégias de Marketing Digital. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Fizemos uma matéria totalmente voltada para os principais termos e técnicas de marketing utilizadas pelas empresas – clique aqui para conferir!
É fundamental que a sua estratégia conte com textos escritos de maneira clara e concisa. Afinal, a credibilidade perante seus clientes só pode ser conquistada através da abordagem de informações relevantes e soluções criativas. Para tal, o revisor precisa realizar certas modificações nos conteúdos produzidos, até que todas as ações estejam livres de termos que podem confundir o entendimento do público.
Além disso, este profissional também deve estar sempre atento às estruturas de frases, solicitando melhorias e aperfeiçoamentos quando necessário, de forma a priorizar a fluidez e o bom ritmo do texto. Uma dica muito utilizada pelo Time Laranja é partir do princípio de que nada é óbvio, por mais que pareça. Nem todos os visitantes do seu site ou seguidores das redes sociais possuem as mesmas formações, origens, referências ou níveis de experiência, mas o seu conteúdo precisa ser capaz de dialogar com todos.
Curtiu o conteúdo? Entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre ligada nas tendências do mercado que podem aumentar suas vendas e aprimorar o seu sucesso.
Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.