postagem de 27 de Abril de 2019

LEGO criou peças customizadas para ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiência visual

LEGO criou peças customizadas para ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiência visual
Em parceria com a LEGO Foundation e o Grupo LEGO, o projeto pioneiro ajudará crianças a aprenderem Braille de maneira divertida

Na última quarta-feira (24/04), a LEGO Foundation e o Grupo LEGO anunciaram que passaram a apoiar o projeto LEGO Braille Bricks, que ajuda crianças com deficiências visuais a aprenderem Braille de uma maneira diferente, usando pelas LEGO.

O projeto foi apresentado em Paris, na Conferência de Marcas Sustentáveis. Ele nasceu em 2011, quando a Associação Dinamarquesa apresentou para a LEGO Foundation o conceito, em 2017, foi a vez da Fundação Dorina Nowill para Cegos no Brasil demonstrarem apoio e ressaltarem a importância da iniciativa, criando a mobilização “Braille Bricks for All”, com repercussão internacional, impulsionando o acordo que possibilitou a produção das novas peças.

Com o aval do Grupo, as peças começaram a ser desenvolvidas pelas associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, com os protótipos já em testes!

Philippe Chazal, Tesoureiro da União Europeia de Cegos explica a importância da ideia: “Com milhares de audiolivros e programas de computador disponíveis, cada vez menos crianças estão aprendendo a ler em Braille. Isso é particularmente crítico quando entendemos que as pessoas que usam o Braille com mais frequência são mais independentes, possuem um nível mais alto de educação e melhores oportunidades no mercado de trabalho”.


As peças serão totalmente compatíveis com o LEGO. Serão moldados com a mesma quantidade de pontos usados nas letras e números do alfabeto. Além de tudo, as peças serão compatíveis com todos da família, professores e amigos, já que terão também a impressão doa caracteres.

Essa é uma grande oportunidade para as crianças que possuem deficiência visual, já que poderão aprender de uma maneira divertida, desenvolverão grandes habilidades e, futuramente, aplicarão onde for necessário.

O consultor interno do projeto foi Morten Bonde, Diretor de Arte Sênior da LEGO e que sofre de um distúrbio genético nos olhos. “Fico emocionado ao ver o impacto que este produto tem no desenvolvimento da confiança acadêmica e na curiosidade de crianças cegas e deficientes visuais em seu período de alfabetização”, diz.

Inicialmente os testes são em dinamarquês, norueguês, inglês e português. No terceiro trimestre de 2019, o alemão, francês e espanhol serão avaliados.

O projeto final deverá ser lançado em 2020, sendo distribuído gratuitamente para instituições escolhidas pelos parceiros, nos locais em que os testes já vêm acontecendo. Serão em torno de 250 peças, contando com o alfabeto, números e símbolos matemáticos, possibilitando muitas ideias de ensino e jogos. :)

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