O Cannes Lions 2019 foi aberto com um chamado de Nick Law, CCO e presidente do grupo Publicis: precisamos retomar o leme da nossa história e, na opinião dele, ninguém está mais preparado para isso do que nós, os criativos.
Através de um paralelo entre os criativos e as pessoas de produto nas empresas, Nick explorou tanto a capacidade de criar o presente e o futuro dos negócios criativos, quanto na responsabilidade pelo seu resultado.
Para Law, o início da erosão da nossa indústria se deu quando foi decidido separar a criatividade e mídia, isso fora do Brasil. Na opinião do CCO, neste momento o que os executivos fizeram foi separar a criatividade do contexto no qual ela está inserida. Num mundo invadido pela tecnologia, isso fez com que outros players se apoderassem da “gramática da criatividade”.
A palavra “grammar” foi usada na conversa inúmeras vezes, para sintetizar a mensagem de que precisamos dominar e criar as melhores práticas para os novos meios. Nick finalizou sua palestra dizendo que, a exemplo da música, a indústria da comunicação está renascendo sob novas fundações. E que neste novo momento, a chave para a criação de valor está nas conexões e nos ecossistemas.
Para mostrar que o desafio para novos líderes de comunicação é encontrar um caminho para rentabilizar seus ativos e criar valor nas conexões cruzadas entre partes do seu negócio, Nick usou a Disney como benchmark, chacoalhando a plateia e preparando as mentes para as próximas palestras.
Fonte: B9