Já ouviu falar sobre a nova novela da Globo? No dia 12 de novembro, a emissora lançou sua novela das nove, “O Sétimo Guardião”, que já vem arrancando suspiros pela sua abertura surpreendente. Ainda não conferiu? Aqui está.
A história é sobre uma cidade dominada pelo mistério e a magia, protagonizada por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso. A trama acontece em um vilarejo, representado na vinheta de abertura da novela com recursos tridimensionais e inspiração no artista Maurits Cornelis Escher (1898-1972), holandês famoso por suas ilustrações com ilusão de óptica, que representava cenários e locais praticamente impossíveis.
A criação da abertura levou em conta, é claro, a própria história da novela de Aguinaldo Silva. O objetivo era desenvolver uma animação que não fosse infantilizada, que trouxesse mistério, mas sem se tornar algo de terror ou suspense. Uma animação leve, para adultos, que trouxesse todo o contexto da novela. Por isso mesmo é que durante a própria vinheta os ambientes vão se revelando, um dentro do outro, assim como na novela, que revela os segredos dos guardiões. A equipe de arte da Globo é que desenvolveu, liderada por Alexandre Romano, Christiano Calvet, Daniel Tumati e Caramurú Baumgartner. Eles explicam que essa revelação de segredos simula uma “caixa de Pandora”. O gato, presente na abertura, também aparecerá diversas vezes na novela como um guia, ora representado pelo animal, ora com computação gráfica "“ e eles garantem que é impossível perceber a diferença.
Além da inspiração em Escher, no início da vinheta aparecem dramaturgos da Globo que são referência para Aguinaldo Silva, como Carlos Manga, Roberto Talma, Gonzaga Blota, Herval Rossano e Roberto Farias.
Em um universo de mistério, o mistério da abertura da novela foi revelado. Quem diria, hein? Veja o making of mais detalhado aí embaixo. ;)
Fonte: B9