postagem de 07 de Outubro de 2020

Marketing de conteúdo para leads B2B e B2C: entenda as diferenças!

Marketing de conteúdo para leads B2B e B2C: entenda as diferenças!
O tipo de cliente de uma empresa representa diferenças nas estratégias do seu negócio, saiba quais são!

Você já ouviu falar nos termos B2B e B2C? Esses termos são muito comuns no mundo dos negócios, mas mesmo assim podem gerar um pouco de confusão no público.

Neste artigo, vamos explicar o significado e características de cada termo e apresentar as diferenças entre as estratégias de marketing de conteúdo para os leads B2B e B2C.

Acompanhe este blog e boa leitura!

Qual a diferença entre B2B e B2C?

Os termos B2B e B2C são siglas em inglês que definem o tipo de cliente de uma empresa, representando assim enormes diferenças nas estratégias de marketing de conteúdo do seu negócio para com seu público. Veja o significado de cada um desses termos:

B2B ou Business to Business: são empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas. Ou seja, de CNPJ para CNPJ, de pessoa jurídica para pessoa jurídica.

Essas operações demandam mais tempo e são mais criteriosas. Frequentemente o tipo de comércio feito entre as partes são de grandes volumes, com maior grau de preocupação com qualidade, prazo de entrega e garantias.

De forma resumida, podemos mencionar algumas operações B2B como:


  • Redes de atacado (suprimentos alimentícios);

  • Softwares corporativos;

  • Bens de consumo para empresas (materiais de escritório, limpeza, higiene etc.);

  • Distribuidores de matéria-prima para processos produtivos;

  • Serviços terceirizados (marketing, transporte, alimentação etc.).

B2C ou Business to Consumer: são empresas que vendem seus produtos ou prestam serviços para o consumidor final. Ou seja de CNPJ para CPF, pessoa física.

Essas vendas acontecem com frequência por impulso ou consumo imediato. A fidelidade dos clientes é mais difícil quando trata-se de um negócio B2C, onde há muita competição através do preço.

De forma resumida, podemos mencionar algumas operações B2C como:


  • Redes de varejo (supermercados, lojas de departamento etc);

  • Aplicativos pessoais;

  • Venda de serviços de lazer (ingressos de teatro, cinema, parques etc.);

  • Alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes etc.).

Essas são algumas das principais diferenças entre os públicos consumidores que influenciam diversos aspectos dentro de uma empresa, entre eles a comunicação com os clientes e as escolhas e definições de estratégias de marketing de conteúdo para cada tipo de cliente.

Comunicação para B2B e B2C

Os canais de comunicação desses dois tipos de negócios podem ser os mesmos com as redes sociais, sites, blogs, e-mail e lojas virtuais, mas em cada caso a forma do contato precisa ser diferente.

Por exemplo, as ações para B2B devem ser personalizadas com maior critério, ou seja, a empresa precisa usar as informações sobre seus clientes que ajudem na tomada de decisão. É preciso conciliar valores, prazos de entrega, garantias e demonstrar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Já as ações de comunicação para B2C, devem ser realizadas em massa com o objetivo principal de alcançar o maior número de pessoas que se enquadrem no perfil do seu público-alvo.

A comunicação para negócios B2C deve ser clara e direta, com conteúdo relevante que se destaque dos concorrentes. Além disso, informações como preço e formas de pagamento são essenciais para atingir mais vendas.

Marketing B2B

O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de gerar, nutrir e converter leads B2B em clientes.

E para que o seu negócio consiga fazer isso de forma consistente, é importante que o conteúdo produzido leve em conta três elementos: dados, tomadores de decisão e longevidade.

Dados: produza conteúdo baseado em estatísticas ou que comprove o retorno sobre investimento que o produto traz. Conforme o lead avança pelo funil, ofereça conteúdo direcionado, como estudos de caso, ebooks, entre outros;

Tomadores de decisão: a sua persona provavelmente vai ser o decisor (ou um deles). Então, crie os seus materiais pensando nos desejos, necessidades, dores e expectativas da persona;

Longevidade: empresas gostam de soluções duradouras. Então, mostre para a persona como o seu produto ou o seu serviço pode trazer bons resultados por muito tempo.

Marketing B2C

Já o marketing B2C precisa contar com uma abordagem diferente para com seus clientes. Existem alguns desafios por conta da enorme quantidade de concorrência do mercado.

Para vencer essa concorrência e ganhar a preferência do seu consumidor, as ações de marketing B2C devem ser focadas no:

Relacionamento: forte presença nas redes sociais, aproximação no ponto de venda, marketing de conteúdo e ações promocionais de fidelização para conquistar o público;

Recomendações: o “boca a boca” é muito importante para os negócios B2C. Crie ações que façam seus clientes recomendarem o seu produto ou serviço;

Imediatismo: a pessoa física nem sempre pensa tanto a longo prazo como uma empresa. Então, vale destacar o benefício imediato do seu produto para atrair vendas.

Conheça seus clientes!

A maior semelhança entre o marketing B2B e o B2C é que em ambos você precisará conhecer o seu cliente.

Saber qual é o perfil dos clientes da sua empresa vai te ajudar muito na hora de definir as melhores estratégias de negócio e marketing digital. Assim, você estará mais perto de atingir as expectativas do seu público-alvo.

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Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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