postagem de 09 de Dezembro de 2021

Marketing Digital e Publicidade, afinal, qual a diferença?

Marketing Digital e Publicidade, afinal, qual a diferença?
Embora estejam conectadas, as duas áreas são diferentes e possuem características próprias

Essa dúvida é bastante comum, então vamos te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Quando falamos em marketing digital, estamos falando sobre um conjunto de técnicas aplicadas em formatos diferentes para construção de uma marca e todo esse processo acontece no ambiente digital..

Diferente da publicidade, que é feita para divulgar a venda de produtos e serviços dentro e fora da internet.

Marketing Digital contém Publicidade

O Marketing significa mercado e seu conteúdo é muito amplo e cheio de novidades, por isso que profissionais da área vivem estudando e planejando para executar boas estratégias de construção de marca no meio digital.

Para um bom planejamento de marketing digital funcionar, há uma extensa coleta de dados que o sustenta, que começa definindo quem está vendendo., nesse momento que acontece o que é chamado de ‘briefing’, onde começamos a entender o que a empresa faz, para quem, onde estão as pessoas que consomem esses produtos ou serviços, ou seja, quais canais do meio digital elas se encontram, se nas redes sociais, em quais delas e assim por diante.

Definimos então, quem vende e quem compra, podemos passar ao passo seguinte que é a definição de quais valores serão transmitidos e como será feita essa comunicação, onde analisamos:

  • O tom de voz

  • As redes sociais que serão usadas

  • A frequência

  • Exemplos de itens a serem respondidos para entrarem no planejamento

  • E muito mais


As ferramentas usadas para trabalhar nessa marca também são importantes de serem definidas e tudo isso depende sempre da resposta à primeira pergunta que é: para quem eu vendo?

Dessa forma, uma empresa que vende serviços para outra, atua em um mercado no qual as decisões costumam ser tomadas com base em dados, neste caso, aplicar o marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, para se relacionar com estes clientes poderia caber muito bem.

Como isso funciona na prática?

Com uma loja de brinquedos seria diferente, ela poderia se relacionar melhor com seus clientes, papais, mamães e crianças, por meio de um canal no Youtube.

São inúmeras respostas possíveis que dependem da análise prévia feita lá atrás no briefing.

Já para a publicidade, dentro de tudo isso que foi citado, caberia exclusivamente vender através de promoções, fazendo anúncios, estando dentro ou fora da internet.

O que ambas possuem em comum, além de terem objetivo de venda, claro, é sua essência serem a resposta para as dores do seu persona, assim quando um consumidor busca um carro com determinadas especificações como um porta-malas grande, por exemplo a publicidade vai focar em ‘encher os olhos’ com um comercial ou anúncio fazendo brilhar em destaque o preço e as qualidades daquele carro. Já para o marketing, a estratégia poderia ser um post-blog bem didático mostrando um comparativo entre marcas de carro diferentes, trazendo informações sobre o mesmo.

Portanto, a publicidade precisa das informações coletadas pela área de marketing digital para criar campanhas que funcionem.É assim que as áreas se relacionam e que percebemos que uma (a publicidade) está contida no marketing.

Qual é a melhor escolha?

Temos como via de regra que o investimento em publicidade costuma ser alto e é feito uma vez, então, é preciso ter todos os dados bem coletados para que a flecha atinja o alvo de primeira.

O marketing digital, por sua vez, permite que esse valor seja menor, dependendo do que será feito, porém, o resultado não é imediato, mas sim parte de um processo estruturado que vai melhorando com o passar do tempo.

O retorno é consequência de ações elaboradas para que a empresa se torne cada vez mais reconhecida. Então, essa resposta será dada com base no momento da empresa, para resultados mais imediatos ou se quer construir uma base de clientes, se relacionar com eles, fidelizar e ir em direção a um fluxo constante de vendas.

Aqui na Benetton, atuamos com marketing digital de resultados e temos uma boa sinergia com a publicidade.

Para entender mais e ver em qual momento sua empresa está e o que pode funcionar melhor, fale com a gente.

Chame no Whatsapp

Benetton Comunicação

Por: Ludmila Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade