postagem de 21 de Dezembro de 2020

Marketing digital em 2021: o que esperar?

Marketing digital em 2021: o que esperar?
Conheça as possibilidades para o marketing digital no próximo ano!

A pandemia transformou o mundo em 2020 e o isolamento social impulsionou a transformação digital no meio corporativo e na sociedade em geral.

Essa ascensão tecnológica mudou as formas de consumo, fazendo com que as empresas repensassem suas estratégias de marketing digital.

A tecnologia agora faz parte da vida das pessoas de maneira ainda mais intensa, e vale ressaltar que o perfil dos cidadãos enquanto consumidores também mudou, então, como alcançar esse público tecnológico e exigente neste novo cenário?

Leia o artigo completo que preparamos para você e conheça as tendências para o marketing digital no próximo ano!

A mudança no perfil dos consumidores

Como já comentamos por aqui, com o uso da tecnologia através da internet e redes sociais, as pessoas puderam exigir mais das empresas e expressar a experiência que tiveram com determinado produto ou serviço.

Essa possibilidade, além de tornar o consumidor mais exigente, fez com que as empresas entendessem que teriam mais dificuldade para cativar o público, e por isso deveriam procurar formas de envolvê-los através de estratégias assertivas e campanhas bem elaboradas.

O mundo globalizado exige das pessoas rapidez e agilidade nos processos corporativos, e por isso, os consumidores também estão em busca de produtos e serviços menos burocráticos possível, que facilite a vida deles com dinamismo.

Além disso, a facilidade de interação por meio das redes engajou o público em causas sociais, e hoje, isso também é um pré-requisito para as empresas que querem disseminar sua marca de forma positiva.

Tendências para o Marketing Digital em 2021

Inteligência artificial: a rapidez e agilidade que as pessoas procuram no mundo globalizado pode ser otimizada através da inteligência artificial, tanto pelas empresas quanto pelos consumidores em geral. Atualmente, segundo a Smart Insights, apenas 10% a 15% das empresas realmente têm capacidade para usar a inteligência artificial em seu dia a dia.

Mas essa tendência tende a crescer, principalmente após o reconhecimento da importância da tecnologia, reforçado com a pandemia.

Ativismo de marca: o público se tornou mais crítico e exigente, as pessoas realmente se importam com causas sociais. Por conta disso, marcas abraçam cada vez mais o ativismo, seja ele relacionado ao meio ambiente, minorias, ou qualquer outro valor que lhes seja verdadeiro. Também é uma tendência que tem tudo para crescer em 2021, considerando que as pessoas estão muito mais ativas nas redes e em busca de fazer a diferença para a sociedade no meio digital.

Atenção com dados pessoais: a lei LGPD reforça esse cuidado com dados pessoais, e até então tem sido aderida muito bem pelas empresas. Mas a tendência é que em 2021, essa atenção passe a ser seguida com cautela pelas pessoas também.

Como preparar a minha empresa para essas tendências?

Os consumidores já estão mudando seus perfis há algum tempo, e de forma gradual as marcas tentam seguir as mudanças.

O fato é que a pandemia acelerou muitos processos que estavam ocorrendo lentamente, e até mesmo aqueles que aconteciam de forma acelerada, como a transformação digital.

Com a tecnologia cada vez mais inserida na vida das pessoas, sua empresa precisa pensar em formas de juntar a essência humana com o que há de mais moderno e tecnológico.

A inteligência artificial proporciona rapidez e eficiência para as pessoas, o ativismo de marca permite que a tecnologia seja utilizada para abraçar causas importantes para a sociedade, e o cuidado com dados permite que, mesmo com todos os avanços, a privacidade das pessoas ainda seja respeitada.

Se você unir a tecnologia com o respeito pela humanidade, você conseguirá seguir as tendências de marketing digital perfeitamente!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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