postagem de 28 de Abril de 2021

Marketing interativo: quando aplicar essa estratégia no planejamento online da sua marca?

Marketing interativo: quando aplicar essa estratégia no planejamento online da sua marca?
Entenda o conceito do marketing interativo e como essa estratégia pode ser uma grande aliada

Em tempos onde marcas, empresas e grandes companhias disputam o espaço nas redes sociais, buscar opções para atrair a atenção dos seguidores e aumentar o engajamento se tornou um grande diferencial nas estratégias de comunicação.

A atenção do seguidor está cada vez mais disputada e, sendo assim, o mesmo também está cada vez mais exigente com os conteúdos que busca consumir nas redes sociais.

Este é um fato que se dá não apenas por conta da rapidez que as informações correm nas redes sociais, mas também porque o tempo do consumidor é precioso, então ele precisa ser fisgado de primeira ao ver um conteúdo.

E como isso pode ser feito?

É aí que entram os conteúdos interativos, que contam com o poder de não só atrair o usuário, mas também de nutri-lo, reter e fidelizá-lo.

Mas como atrair esse usuário? Como aproximar o conteúdo da sua empresa, a ele?

É sobre isso que vamos falar neste artigo, acompanhe até o final para entender do que se trata o marketing interativo e também algumas dicas para produzir conteúdos que vão fazer toda a diferença no posicionamento digital da sua empresa. Confira!

O que é marketing interativo

Com o grande número de informações e conteúdos de diversos formatos, o marketing interativo se tornou uma estratégia para que marcas desenvolvam seus materiais de maneira mais aperfeiçoada e ainda se aproximem dos consumidores.

O marketing interativo é uma maneira de potencializar o engajamento do consumidor nas mídias digitais, oferecendo de volta experiências interativas e que o coloquem no centro dos processos, mostrando o interesse por parte da empresa em seus interesses.

Ao contrário de conteúdos estáticos que apenas trazem informações, conteúdos voltados para a interação tem a ver com o diálogo entre a marca e o consumidor.

Em conteúdos interativos, o consumidor participa ativamente através de comentários, resposta de perguntas, interação com quizzes, vídeos, formulários e outras peças que tornam o conteúdo muito mais interessante.

Em um site, por exemplo, é possível criar rotas de interação para o usuário, assim a marca pode mapear todo o caminho que o usuário percorreu no site, destacando quais os pontos mais interessantes, até que ponto o usuário foi e onde ele parou (e analisar por qual motivo ele parou), gerando assim mais informações para traçar a persona e, mais pra frente, uma estratégia de comunicação especialmente com essas pessoas.

O marketing de interação tem muito a ver com a cultura do pertencimento, aquela que oferece materiais ao usuário, fazendo com que ele sinta que sua voz é ouvida pela marca.

O sentimento de inclusão e colaboração gerado com o marketing interativo oferece à empresa dados que colaboram para traçar perfis de consumidores para, posteriormente, o planejamento de estratégias que conversem e convertam vendas e novos relacionamentos com esses consumidores e novos que chegarão através das personas traçadas.

Quando usar o marketing interativo

Assim como qualquer estratégia de comunicação, o marketing interativo deve ser aplicado de acordo com a persona com quem sua marca deseja se comunicar.

Como comentamos anteriormente, se trata de um diálogo entre o consumidor e a marca, então precisa existir essa troca de informações, o famoso toma lá, dá cá.

O marketing interativo pode ser um grande aliado dentro das etapas do funil de vendas, um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa, até a efetivação da compra.

Ele é formado por um conjunto de etapas que formam um processo para conduzir (ou acompanhar) o cliente na sua jornada, sendo elas:


  • Topo do funil: essa primeira etapa é conhecida como a etapa da consciência, do aprendizado e da descoberta. Aqui, a pessoa, na maioria das vezes, não tem muito conhecimento sobre seu problema. Por isso, o principal objetivo das empresas é despertar a consciência e o interesse no lead, fazendo com que ele entenda o que precisa e que sua empresa, seus produtos ou seus serviços são as melhores opções.

  • Meio do funil: nesse momento, o lead normalmente já sabe que tem um problema, porém ainda tem algumas dúvidas sobre como resolvê-lo. Uma das suas considerações é a compra de um produto ou serviço (que pode ser o seu). Então, o seu objetivo aqui deve ser fazê-lo entender qual a melhor opção.

  • Fundo do funil: nessa etapa já estamos lidando com leads que passaram por toda jornada de compra e do funil de vendas, portanto, são leads mais qualificados. Nesse momento, seu lead já conhece sua empresa, seus serviços e sabe exatamente como você pode ajudá-lo.


Agora que já sabemos um pouco mais sobre as etapas do funil de vendas e qual é o objetivo de cada uma, vamos falar sobre a aplicação do marketing interativo na sua estratégia, principalmente em cada etapa.

Captação de informações

Captar informações sobre os seus consumidores é essencial para desenvolver um planejamento com ações focadas no público-alvo, correto?

Buscar produzir conteúdos para captar informações como localização, preferências (no contexto da sua marca/objetivo), idade e outras que julgue necessário. É possível realizar essa interação através de formulários, landing pages, pop-ups, quizzes, enquetes nas redes sociais.

Nutrição de leads

A nutrição de leads entra na segunda etapa do nosso funil, que é quando já temos o lead e precismos marcar presença no seu dia a dia. Como fazer isso?

Ofereça opções que facilitem a vida dele. Se você tem uma agência de viagens, por exemplo, que tal um quizz em que você pergunta quais os principais pontos que o usuário busca em uma viagem e, ao final, indicar qual seria o melhor destino, com base nas respostas?

Você interagiu com ele e ainda ofereceu uma resposta concreta! Ao final, adicionar um botão para que o usuário entre em contato direto com o time de agentes de viagem é ideal para dar mais um passo adiante, para que a venda seja realizada.

É importante se recordar que as estratégias do marketing interativo vão além das vendas, a ideia é, cada vez mais, produzir conteúdos que ofereçam proximidade com seu consumidor, é criar uma conexão intensa sobre os dois lados deste diálogo!

O marketing interativo tende a ganhar cada vez mais espaço entre as estratégias de comunicação e mídias digitais, não fique de fora! Fale já com nosso time de especialistas, contamos com uma equipe de marketing e produção de conteúdos prontos para encontrar as opções estratégicas que vão de acordo com a premissa da sua marca e com seu público. Fale conosco!

Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


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