Em tempos onde marcas, empresas e grandes companhias disputam o espaço nas redes sociais, buscar opções para atrair a atenção dos seguidores e aumentar o engajamento se tornou um grande diferencial nas estratégias de comunicação.
A atenção do seguidor está cada vez mais disputada e, sendo assim, o mesmo também está cada vez mais exigente com os conteúdos que busca consumir nas redes sociais.
Este é um fato que se dá não apenas por conta da rapidez que as informações correm nas redes sociais, mas também porque o tempo do consumidor é precioso, então ele precisa ser fisgado de primeira ao ver um conteúdo.
E como isso pode ser feito?
É aí que entram os conteúdos interativos, que contam com o poder de não só atrair o usuário, mas também de nutri-lo, reter e fidelizá-lo.
Mas como atrair esse usuário? Como aproximar o conteúdo da sua empresa, a ele?
É sobre isso que vamos falar neste artigo, acompanhe até o final para entender do que se trata o marketing interativo e também algumas dicas para produzir conteúdos que vão fazer toda a diferença no posicionamento digital da sua empresa. Confira!
Com o grande número de informações e conteúdos de diversos formatos, o marketing interativo se tornou uma estratégia para que marcas desenvolvam seus materiais de maneira mais aperfeiçoada e ainda se aproximem dos consumidores.
O marketing interativo é uma maneira de potencializar o engajamento do consumidor nas mídias digitais, oferecendo de volta experiências interativas e que o coloquem no centro dos processos, mostrando o interesse por parte da empresa em seus interesses.
Ao contrário de conteúdos estáticos que apenas trazem informações, conteúdos voltados para a interação tem a ver com o diálogo entre a marca e o consumidor.
Em conteúdos interativos, o consumidor participa ativamente através de comentários, resposta de perguntas, interação com quizzes, vídeos, formulários e outras peças que tornam o conteúdo muito mais interessante.
Em um site, por exemplo, é possível criar rotas de interação para o usuário, assim a marca pode mapear todo o caminho que o usuário percorreu no site, destacando quais os pontos mais interessantes, até que ponto o usuário foi e onde ele parou (e analisar por qual motivo ele parou), gerando assim mais informações para traçar a persona e, mais pra frente, uma estratégia de comunicação especialmente com essas pessoas.
O marketing de interação tem muito a ver com a cultura do pertencimento, aquela que oferece materiais ao usuário, fazendo com que ele sinta que sua voz é ouvida pela marca.
O sentimento de inclusão e colaboração gerado com o marketing interativo oferece à empresa dados que colaboram para traçar perfis de consumidores para, posteriormente, o planejamento de estratégias que conversem e convertam vendas e novos relacionamentos com esses consumidores e novos que chegarão através das personas traçadas.
Assim como qualquer estratégia de comunicação, o marketing interativo deve ser aplicado de acordo com a persona com quem sua marca deseja se comunicar.
Como comentamos anteriormente, se trata de um diálogo entre o consumidor e a marca, então precisa existir essa troca de informações, o famoso toma lá, dá cá.
O marketing interativo pode ser um grande aliado dentro das etapas do funil de vendas, um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa, até a efetivação da compra.
Ele é formado por um conjunto de etapas que formam um processo para conduzir (ou acompanhar) o cliente na sua jornada, sendo elas:
Agora que já sabemos um pouco mais sobre as etapas do funil de vendas e qual é o objetivo de cada uma, vamos falar sobre a aplicação do marketing interativo na sua estratégia, principalmente em cada etapa.
Captar informações sobre os seus consumidores é essencial para desenvolver um planejamento com ações focadas no público-alvo, correto?
Buscar produzir conteúdos para captar informações como localização, preferências (no contexto da sua marca/objetivo), idade e outras que julgue necessário. É possível realizar essa interação através de formulários, landing pages, pop-ups, quizzes, enquetes nas redes sociais.
A nutrição de leads entra na segunda etapa do nosso funil, que é quando já temos o lead e precismos marcar presença no seu dia a dia. Como fazer isso?
Ofereça opções que facilitem a vida dele. Se você tem uma agência de viagens, por exemplo, que tal um quizz em que você pergunta quais os principais pontos que o usuário busca em uma viagem e, ao final, indicar qual seria o melhor destino, com base nas respostas?
Você interagiu com ele e ainda ofereceu uma resposta concreta! Ao final, adicionar um botão para que o usuário entre em contato direto com o time de agentes de viagem é ideal para dar mais um passo adiante, para que a venda seja realizada.
É importante se recordar que as estratégias do marketing interativo vão além das vendas, a ideia é, cada vez mais, produzir conteúdos que ofereçam proximidade com seu consumidor, é criar uma conexão intensa sobre os dois lados deste diálogo!
O marketing interativo tende a ganhar cada vez mais espaço entre as estratégias de comunicação e mídias digitais, não fique de fora! Fale já com nosso time de especialistas, contamos com uma equipe de marketing e produção de conteúdos prontos para encontrar as opções estratégicas que vão de acordo com a premissa da sua marca e com seu público. Fale conosco!
Benetton Comunicação
Por: Laís Amorim
Fotos/ Créditos: Divulgação
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