É verdade que, de tempos em tempos, o marketing vem mudando e se transformando. Tudo isso graças ao avanço dos meios de comunicação, internet, e outras ferramentas tecnológicas que agregam para essa transformação.
O que antes era tratado como marketing de massa - aquele tipo de comunicação que servia para atrair grande quantidade de pessoas -, através de meios como a TV, o rádio, as revistas e jornais, deu lugar ao marketing personalizado, focado em comunicar de forma íntima e diretamente aos consumidores.
Neste artigo, vamos falar sobre esse novo tipo de marketing, que tem o poder de encantar o consumidor através da análise de dados sobre seus gostos e preferências. Acompanhe até o final e boa leitura!
Também conhecido como marketing one to one (um para um), o marketing personalizado reúne estratégicas que são baseadas nas preferências do consumidor, através da reunião de dados que vão especificar quais ofertas, produtos, serviços, experiências ou conteúdos têm mais a ver ou são “a cara” do consumidor.
Exemplos práticos de marketing personalizado, são: pacotes de viagens com os destinos que o consumidor mais deseja conhecer, recomendações de produtos conforme suas últimas compras, um email marketing avisando que um produto que você já visitou, selecionou e comprou, baixou o preço, entre outros.
O marketing personalizado tem o objetivo de criar uma relação próxima com o consumidor, utilizando uma abordagem única, feita só para ele. Ao utilizar o marketing personalizado, a empresa cria uma relação mais íntima com o consumidor, como se o conhecesse em detalhes e entendesse seus gostos e preferências.
O marketing personalizado é feito através da análise e cruzamento de dados, assim a personalização de conteúdo é um dos benefícios do Big Data focado em marketing, que permite encontrar padrões de comportamento e consumo que serão usados para a criação de ações e conteúdos voltados para a aplicação do marketing personalizado na sua empresa. Vejamos um exemplo a seguir!
Imagine que você tenha um e-commerce de bijuterias. Durante uma visita em sua loja virtual, um cliente clicou em um colar, adicionou no carrinho, mas não finalizou a compra. Acompanhamento o histórico desse cliente, foi possível descobrir que em suas últimas compras ele preferiu produtos com variações de desconto, por exemplo, algo entre 20 a 50% de desconto.
Assim, a empresa pôde analisar os dados do cliente para chegar numa oferta personalizada ofertando aquele colar que ele adicionou e não comprou através do envio de um email marketing personalizado, onde o colar desejado estava com desconto de 30%. Personalizando uma oferta para ele!
Assim, o Big Data com base no marketing personalizado tem o objetivo de analisar e informar os dados a respeitos dos gostos, hábitos, interesses e comportamentos dos consumidores.
Vale lembrar que a abordagem de marketing personalizado além de depender do Big Data para coletar os dados, também precisa do business intelligence, que é a inteligência de negócio que será capaz de saber transformar os dados em estratégias e ações personalizadas para atrair consumidores e converter em clientes fiéis.
Segundo artigo publicado no blog da Rock Content, as empresas precisam investir no marketing personalizado para se manterem atualizadas sobre as percepções do público, afinal cada pessoa gosta de ser tratada como seres únicos.
Assim, o marketing personalizado surgiu para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente por relações de valor com as marcas.
Exemplos de marcas que usam o marketing personalizado
A Rock Content também reuniu boas ideias para você se inspirar e aplicar o marketing personalizado nas suas campanhas e estratégias de relacionamento com seus consumidores, dá uma olhada!
A Netflix desenvolveu um complexo algoritmo que personaliza as recomendações para cada usuário e ainda ordena os títulos conforme as suas preferências. Segundo a própria Netflix, o algoritmo considera dados como:
A partir das recomendações da Netflix, o usuário pode inserir títulos na sua lista, o que também ajuda a personalizar o uso da plataforma.
Para criar uma experiência personalizada, a Coca-Cola investiu na personalização do seu produto. Primeiro, a marca estampou nas embalagens de Coca Zero os nomes mais comuns do Brasil.
Atualmente, é possível criar nomes adquirindo as letras (vogais e consoantes) nas latinhas de Coca Zero e Coca normal. Com essas ações, a marca busca estimular uma relação mais próxima com cada pessoa que encontra ou escreve seu nome com as latinhas.
O marketing personalizado do Spotify fica evidente na retrospectiva de fim de ano com as músicas mais ouvidas pelos usuários durante os meses que passaram. Ao criar uma playlist com as principais músicas e compartilhar nas suas redes sociais para todo mundo ver, o usuário acaba espalhando a marca do Spotify também!
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/ Créditos: Envato
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