postagem de 02 de Outubro de 2020

Muito além de um post: por que sua marca deve abraçar causas sociais?

Muito além de um post: por que sua marca deve abraçar causas sociais?
Causas sociais tornam sua empresa mais humana e empática aos olhos dos consumidores

Chegamos ao Outubro Rosa, importante campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Ok! Mas por que estamos falando do Outubro Rosa neste artigo? Porque você vai começar a reparar nas inúmeras publicações nas redes sociais de marcas e empresas fazendo alusão a esta causa. Mas isso é negativo? Não, isso é algo bom. Porque o intuito da campanha é esse mesmo, levar ao público-alvo informações sobre a doença, para que gere conscientização e aumente a procura pelo diagnóstico precoce.

Mas este tipo de marketing não deve ficar apenas em um post. É preciso mais do que isso, é preciso vestir a camisa de alguma causa social que represente ou esteja de acordo com os valores e comportamento da sua marca.

Para te ajudar a entender porque sua marca deve abraçar causas sociais, nós preparamos este blog. Boa leitura!

Marketing de causa como fortalecimento das marcas

Quando sua empresa defende uma causa social, ela acaba se tornando mais humanizada, assim o consumidor não compra apenas o seu produto, o consumidor passa a comprar a sua personalidade e humanização agregadas ao discurso da sua marca.

Mais do nunca, os consumidores estão criteriosos ao escolherem seus produtos e marcas preferidas. Hoje eles querem saber o que a empresa pode oferecer além dos produtos, se ela se preocupa com a sociedade.

Por isso estamos vendo cada vez mais as empresas procurando se adaptar ao novo quadro comercial e de relacionamento com seus consumidores. Vemos as empresas buscando formas e alternativas para agradar e conquistar a lealdade do seu público.

Diante desta realidade, Kotler e Keller (2006, p. 715) salientam que, “com uma empresa mais humanizada, os consumidores são capazes de desenvolver um vínculo forte e singular, que transcende as transações normais de mercado. Nessa visão, o marketing de causa pode trazer inúmeros benefícios para os envolvidos, como um ciclo de ganhos”.

Entre a oportunidade e o oportunismo, tome cuidado!

Antes de abraçar uma causa e defendê-la é preciso que sua empresa tome alguns cuidados para que a ligação entre empresa e causa seja verdadeira e não apenas um oportunismo para vender.

Para que este esforço promocional não “saia pela culatra”, o marketing de causa deve ser muito bem planejado e fundamentado de acordo com a personalidade da sua empresa.

O marketing de causa tem sido, ao longo dos anos, uma ferramenta importante para agregar valor às marcas e fortalecê-las. Além de contribuir positivamente em prol de determinada causa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause, os brasileiros reconhecem a importância de ações de marketing de causa, e:


  • 29% dos entrevistados já ouviram falar do termo;

  • 77% deles são totalmente favoráveis a ações desse tipo.


Em relação à percepção das empresas apoiadoras:


  • 84% se dizem totalmente favoráveis;

  • 49% consideram o marketing de causa eficiente ou muito eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável.


De acordo com a pesquisa,, entre as causas mais citadas e defendidas pelos consumidores ouvidos estão:


  • Combate à pobreza;

  • Educação inclusiva;

  • Meio ambiente;

  • Vida saudável.


Outros temas que avançaram na percepção dos entrevistados foram a luta por cidades mais sustentáveis e inclusivas, o consumo sustentável e a justiça para todos.

Bons exemplos para seguir!

Separamos aqui algumas campanhas de Marketing de Causa que merecem ser conhecidas e/ou lembradas:

McDia Feliz 2019

Itaú Social

Dove pela Autoestima

PEDIGREE® Adotar é tudo de bom!

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Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/ Créditos: Divulgação

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