postagem de 12 de Abril de 2021

Neuromarketing: a ciência que pode aumentar as conversões da sua empresa

Neuromarketing: a ciência que pode aumentar as conversões da sua empresa
Entenda o que é neuromarketing e como esse estudo é aplicado na área da comunicação

O que faz você realizar uma compra?

Talvez seja uma boa apresentação do produto, preço baixo ou a necessidade de adquirir algo.

Você deve saber o que te atrai mais na hora de consumir, mas a verdade é que existem muitas possibilidades sobre o que o cliente está pensando quando realiza uma compra, e entender esses pensamentos pode melhorar seus resultados. Entender o que influencia o consumidor, é fundamental para as empresas serem mais assertivas na atração do público!

Portanto, imagine como seria vantajoso obter essas respostas de forma clara.

Se você está se questionando sobre como isso seria possível, já adiantamos que existe um estudo específico para isso, chamado neuromarketing. Quer saber mais sobre ele? É só vir com a gente até o final deste artigo!

O que é neuromarketing?

Quais estímulos levam o consumidor a realizar uma compra? Por que ele prefere determinada marca? Qual a opinião do cliente sobre custo-benefício?

Pense no quanto seria vantajoso para a sua empresa ter acesso a essas informações, seria bem mais fácil produzir campanhas de marketing direcionadas, e, consequentemente, melhorar as conversões.

O neuromarketing é um campo de estudo que busca solucionar essas dúvidas, através da neurociência.

A neurociência estuda cientificamente o sistema nervoso, seu funcionamento e seus comandos, logo, o neuromarketing, procura compreender como o cérebro atua nas decisões de compras e como ele pode ser influenciado pelas campanhas de marketing.

Como o neuromarketing funciona?

Pessoas decidem muitas coisas cotidianas de forma inconsciente, e não saberiam dizer ao certo o motivo, caso fosse perguntado.

A neurociência busca, através de ressonâncias e outras tecnologias, compreender os gatilhos mentais do cérebro humano, mesmo os inconscientes, para obter respostas mais específicas sobre as decisões tomadas.

Quando esse estudo é aplicado no neuromarketing, compreendem-se as motivações das pessoas, e isso pode ser utilizado para estimular que uma compra seja realizada.

Com as ressonâncias é possível, por exemplo, perceber as reações cerebrais quando uma pessoa se vê diante de cores, cheiros, textos e figuras. Cada alteração das ondas do cérebro demonstra como o consumidor se sente e pode fornecer elementos mais concretos para o trabalho de marketing.

Aplicando o neuromarketing

Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal conhecer duas técnicas desta ciência que podem ser utilizadas para te oferecer vantagens comerciais?

Storytelling

Hoje em dia, o consumidor é muito mais sensível e prefere consumir de empresas que realmente se importam com ele.

O neuromarketing oferece a possibilidade das empresas conhecerem melhor seus públicos, para mostrar o quanto eles são importantes.

E uma das formas de demonstrar isso é com o storytelling, publicidades emocionais, com foco nas pessoas e não nos produtos.

Psicologia das cores

Você sabia que cada cor remete à algo?

E para descobrir isso foi necessário muito trabalho da neurociência.

Agora, o marketing também pode usar esse trabalho todo para criar campanhas e propagandas, com foco em gerar determinado gatilho no seu público.

Quais vantagens o neuromarketing oferece para o meu negócio?

Você entendeu o que é neuromarketing e como ele pode ser aplicado, mas ainda deseja saber como utilizá-lo para ajudar seu negócio? Vamos te explicar.

Direcionamento de ações

Se você sabe, por exemplo, que o seu público prefere azul, por que investiria em fazer uma campanha focada na cor vermelha?

Mas o difícil mesmo é saber qual cor o público prefere, não é mesmo?

O neuromarketing permite que você explore muito mais características dos clientes.

E quando você conhece seu público, você pode criar uma campanha personalizada e mais direcionada para suprir suas vontades.

Aumento das conversões

Com campanhas direcionadas, a chance de conquistar os clientes é maior. Eles são estimulados pela marca e tomam decisões de compra mais facilmente, aumentando o número de conversões.

Melhora a imagem da empresa e fideliza clientes

Quando uma pessoa vê sua necessidade ser atendida com atenção, ela cria carinho pela empresa que proporcionou isso, e é claro que, quando gostamos de algo, temos que compartilhar com os amigos.

Por isso, os clientes satisfeitos através de ações estratégicas baseadas no neuromarketing, vão ajudar a melhorar a imagem do seu negócio, e serão evangelizadores e defensores da marca.

Por que utilizar o neuromarketing no meu negócio?

Se você chegou até aqui, já percebeu as vantagens dessa ciência para as campanhas de marketing e conversões de uma empresa.

Conhecendo melhor o público fica muito mais fácil “acertar o alvo” através de campanhas direcionadas.

Os clientes adquirem o que precisam e sentem-se especiais, e sua empresa aumenta os lucros, melhoram a imagem e cria um bom relacionamento com o público. Então, por que não investir nisso?

Mas se você não sabe por onde começar seu investimento, nós te ajudamos!

A Benetton possui um time com profissionais altamente capacitados, que podem utilizar os conhecimentos de neuromarketing para criar as melhores campanhas para a sua marca, e conquistar todas as vantagens de conhecer melhor seus clientes. É só entrar em contato conosco!

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Leia também:

Storytelling: você conhece essa técnica?

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade