Estamos acostumados a bloquear anúncios em site e plataformas graças aos Ad Blockers. Uma pesquisa da empresa de gerenciamento Janrain, 71% dos entrevistados usam alguma ferramenta para controlar a quantidade de propagandas que vêem on-line. Este número é grande, pois o Google sempre liberou as extensões de terceiros em seu navegador, o Chrome.
Mas, uma nova proposta do Google para atualização do Chrome pode mudar esse cenário. Considerando algumas alterações no código aberto do Chromium, navegador onde o Chrome é baseado, as mudanças afetariam os bloqueadores de anúncios, além de outras ferramentas.
Descontentes com a novidade, os desenvolvedores teriam que refazer as extensões para Chrome. Em comunicado, a empresa Ghostery diz que as alterações propostas pelo Google podem impedir que as extensões bloqueiam certos tipos de conteúdo invasivos de privacidade, como rastreadores da web.
Segundo o Google, “essas mudanças estão no processo de design”, e a empresa está “trabalhando com desenvolvedores de extensões para garantir que suas extensões continuem funcionando”, disse um porta-voz da empresa.
Projetadas para melhorar a segurança e desempenho do Chrome, o Google está propondo cortar o acesso das extensões do navegador para oferecer, justamente, mais segurança aos usuários.