Ainda que, geralmente, a origem da formação dos profissionais de marketing seja da área de humanas, é preciso ter, pelo menos, uma boa relação com os números para conseguir ‘traduzi-los’ em informações relevantes para a elaboração da estratégia de marketing.
É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Já disse o estatístico Willian Deming, reconhecido pela melhoria nos processos produtivos dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
E ele tem razão até hoje. Sem números, não haveria como medir se uma estratégia de marketing alcançou os objetivos propostos.
Portanto, chegamos ao primeiro ponto: a definição de objetivos.
A partir disso, será possível escolher as melhores estratégias e as ferramentas mais adequadas para mensuração.
Aumentar a quantidade de visitas orgânicas de um site, por exemplo, pode ser a meta desejada.
Neste caso, o ideal é o uso do Google Analytics que é capaz de apontar a quantidade de acessos por dia, horário, a origem por segmentação geográfica, as páginas mais acessadas, quanto tempo o usuário se detém em cada uma delas e as landings pages mais bem sucedidas.
É interessante usar estas informações, especialmente para o primeiro estágio do Funil de Vendas, quando as pessoas estão começando a tomar conhecimento do site.
Estes dados são capazes de orientar quais conteúdos do site estão dando certo, e que devem ser mantidos, enquanto outros podem ser excluídos ou substituídos.
Pode ainda mostrar se uma página não está sendo bem sucedida por alguma falha ou demora no carregamento, além de indicar ‘just in time’ o que está funcionando, você pode inserir um conteúdo novo no blog e verificar que naquele dia houve um aumento nas visitas, mostrando que seu persona quer mais do assunto.
Se há alguma campanha de vendas em andamento, o ideal é extrair estes dados com uma frequência maior, semanal ou quinzenal podem ser boas opções para mostrar dados mais detalhados para embasar as próximas decisões.
Aqui na agência, usamos bastante o RD Station e o Mlabs, o primeiro muito efetivo na automação de marketing e a segunda plataforma é super útil para a gestão das mídias sociais.
E voltamos aos números: ambas fornecem uma grande quantidade de dados importantes.
Aliás, este conteúdo do RD sobre métricas também pode interessar:
https://resultadosdigitais.com.br/blog/metricas-de-marketing/
Nestas plataformas, podemos definir 2 tipos de métricas principais para analisar: métricas sociais e métricas de negócios.
As métricas sociais podem ser: alcance (quantas pessoas abriram os posts, sem contar repetições de uma mesma pessoa), engajamento e claro, seguidores.
Neste caso, o melhor é o uso do Mlabs que traz tudo isso detalhadamente.
Com o relatório em mãos você pode saber, de maneira concreta, o que está agradando mais, além de verificar o perfil das pessoas por idade, cidade e gênero.
Para empresas que queiram aumentar a autoridade social aparecendo mais nas redes sociais, estas métricas precisam ser avaliadas.
Agora, para ações de vendas, o RD pode ser mais útil fornecendo quantos pediram orçamento, compraram, compraram novamente e, efetivamente, quantas acessaram a landing page ou abriram os e-mails marketing e realmente compraram: este número, inclusive é super importante para você poder estabelecer a relação entre quantos acessam e quantos compram.
Enfim, este é um assunto extenso e realmente aqui a ideia é dar uma degustação e não esgotar o tema.
Se você quiser uma estratégia de marketing digital eficiente para alcançar os objetivos de negócio que deseja, fale com a gente.
Benetton Comunicação
Por: Ludmila do Prado
Fotos/Créditos: Envato
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