A morte do Facebook está decretada. Ou não.
Os números mudaram, o engajamento foi ultrapassado pelo Instagram, escândalos de vazamento de dados, abertura para veiculação de fake news, mudanças estéticas, no Gerenciador de Negócios e no impulsionamento de publicações. Diante de tantas mudanças, positivas e negativas, ficamos diante da seguinte questão: o Facebook morreu?
Não, a plataforma não morreu. Pelo contrário, Mark segue investindo na rede social e na sua integração com suas outras mídias, Instagram e WhatsApp.
O que vai mudar é a forma que usamos a plataforma, ou melhor dizendo, a forma que investimos nela. Não é segredo que a rede segue investindo em plataformas de pagamento, como o Facebook Pay, mas onde ela quer chegar com isso? Simples, estimular as vendas na plataforma. A loja já funciona, em conjunto com o Instagram, e tende a crescer, sendo impulsionada pelo seu parceiro e, agora, com a forma de pagamento implantada na rede, não precisamos mais sair dali, no nosso mundinho.
A ideia é que a plataforma integre mais e mais serviços, hoje, por exemplo já não precisamos sair mais da rede para ler uma matéria, ao assistir um vídeo, clicando nele somos direcionados para uma sequência de outros vídeos com conteúdos do nosso interesse, assim como quando reagimos a algum conteúdo, que passa a ser direcionado para nós com mais frequência. Precisamos agora nos adaptar ao novo momento, e isso vai acontecer de forma natural, sem nem sequer percebemos (medo, rs). As mudanças estão sendo implementadas gradualmente, sem que pudéssemos notar. Hoje já vemos produtos sem sair da plataforma, agora poderemos pagá-los sem sair dali. A rede social está mudando conforme nós mudamos, essa que é a realidade. Não estamos induzindo o Facebook, mas sim ele nos induz, facilitando nossa permanência na rede, criando uma integração com nossas vidas e diferentes necessidades.
Pagamentos, vídeos, lives, matéria, amigos, fotos, textos, interação. Tá tudo lá, não precisamos sair, só precisamos entrar.
Benetton Comunicação
Por: Bharbara Sousa
Fotos/ Créditos: Divulgação
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