Dentro do marketing digital existem diversas estratégias e todos os dias temos novas informações, estudos e teorias, mas um estudo que entrou para o mapa e se tornou referência no mercado foi a descoberta dos “gatilhos mentais”. Mundialmente conhecidos os gatilhos mentais vieram da psicologia do consumo e hoje são utilizados principalmente nas áreas de estratégia, copywriting e neuromarketing.
Gatilhos mentais são estruturas que podem ser usadas em frases, áudios, vídeos etc que despertam ou aceleram nosso interesse e decisão sobre algo, geralmente de compra, por isso é tão usado e aclamado dentro das estratégias de marketing digital.
Quando estamos no processo de decisão sobre algo, temos que considerar diversas etapas, como:
Os gatilhos mentais funcionam como um atalho entre o ponto de “necessidade” e o ponto de “decisão final", além de influenciar para que a sua decisão final seja positiva.
Mas é claro que, usada de forma errada ou exagerada, essa ferramenta pode nos prejudicar, causando o efeito contrário do desejo, por isso se deve ter cuidado e pratica para usá-la.
Existem muitos gatilhos mentais por aí, a cada dia que passa descobrimos mais e mais sobre este tema, por isso seria impossível listarmos todos aqui, então decidimos apresentar os principais gatilhos encontrados por aí:
Relacionado a um prazo de validade, o gatilho de urgência é usado em promoções com uma data específica para acabar, despertando dessa forma a necessidade de correr para não perder a oportunidade oferecida.
Esse é um dos gatilhos mais estimulantes, pois o ser humano é muito curioso, por isso o marketing consegue estimular essa curiosidade através do uso de palavras como: descubra, guia, quais, como, passos, segredos, entenda etc.
O gatilho mais famoso é esse aqui, ele parte do princípio que nossos cérebros fogem da dor e buscam as sensações de prazer e satisfação. Na prática isso se aplica ao mostrar o prazer que certo produto vai trazer à vida da pessoa.
Semelhante ao gatilho de urgência, mas ao invés de usarmos o tempo como mediador, usamos algo contábil que se esgota, como por exemplo vagas para um curso ou a quantidade de produtos em estoque.
Uma coisa que todos podemos concordar é que gostamos de tratamento diferenciado, nos sentimos bem quando temos algo que não são todos que temos. De certa forma, nos sentimos superiores aos outros e ficamos mais felizes, o gatilho de exclusividade usa justamente essa lógica, oferecendo algo extra ou exclusivo.
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Benetton Comunicação
Por: Karyna Rosa
Fotos/Créditos: Envato
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