As técnicas de produção foram se desenvolvendo, passando do artesanato para a manufatura através da industrialização. Com o aumento da produção, as técnicas de venda tiveram que passar por aprimoramentos – onde surgiu o marketing.
Conforme houve um aumento de oferta e procura, o marketing teve a necessidade de se reinventar, criando técnicas e estratégias de vendas, passando por várias ondas.
Desde Kotler, o marketing vem passando por profundas transformações, onde a tecnologia tem um papel preponderante, já que acelera ainda mais as mudanças das formas de acessar e convencer o consumidor a comprar um produto ou serviço.
Estamos na era da transformação digital e da disrupção, com quebra de paradigma em uma velocidade muito grande, que dificulta o acompanhamento de cada nova tecnologia.
O consumidor mudou a sua forma de escolher produtos e serviços, optando por criar um relacionamento genuíno com as marcas, onde busca uma identificação e empatia com elas.
Dentro de uma mesma segmentação de mercado, houve a necessidade de conhecer cada persona, seus hábitos, seus costumes e preferências.
Nunca houve tanta necessidade de se relacionar com o seu público-alvo como há agora. As marcas precisam conhecer profundamente o seu cliente, criar canais de comunicação de mão dupla para interagir e se relacionar de forma próxima e amigável.
O marketing digital tem um papel muito importante dentro desse relacionamento com o consumidor, na atração que gera tráfego em sites e mídias sociais, no marketing inbound que identifica um lead, qualifica-o e determina sua persona, além de desenvolver um relacionamento através de processos de nutrição e canais de comunicação de 2 vias. Ele atrai o consumidor para o universo do produto com pautas e assuntos de interesse, fazendo um processo de identificação de necessidades, de avaliação do produto ou serviço e finalmente trazendo o consumidor para ação de compra do produto.
No marketing digital existe uma régua onde cria-se o relacionamento com o consumidor, através de técnicas e aplicações que vão desde a identificação de palavras-chave, também conhecidas como meta tags, usadas dos motores de busca para o consumidor encontrar o produto ou serviço que deseja consultar.
Essa régua inicia-se na pesquisa e na aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essa estratégia aponta as palavras que devem ser usadas nos conteúdos digitais, como o site, mídias digitais, landing pages e outras publicações no meio digital. Essas palavras deverão compor as peças digitais para que os motores de busca encontrem o produto. Todo o conteúdo do site e das redes sociais devem ter as metas tags como base.
Elas também serão o alicerce para os investimentos em anúncios nos meios digitais (Ads). Esses anúncios obedecem a uma série de critérios para localizar o público-alvo e qualificá-lo em diferentes personas, de acordo com seus hábitos e preferências.
Essa geração de conteúdos e de atrações formam o tráfego para sites e redes sociais. É nesse momento que entram as técnicas de inbound marketing: ferramentas que monitoram sites e redes sociais, trazendo a identificação de leads, que por sua vez, são submetidos a processos de automação de nutrição, com conteúdos para criar um relacionamento com cada lead.
Conforme a relação vai se desenvolvendo, as técnicas de relacionamento, conhecidas como CRM, vão mostrando às equipes comerciais o quão próximo o lead está do fundo do funil de vendas. Esses sistemas necessitam estar integrados com outras plataformas, como por exemplo o ERP, para que tenham um resultado cada vez mais aprimorado.
Agora, imaginem como é controlar todo o tráfego gerado de inputs e outputs com total sinergia entre as plataformas. Para atingir bons resultados, é necessário utilizar-se de plataformas que centralizem todas as entradas e saídas de informação, as chamadas omnichannels.
Por fim, a geração de informações a respeito do consumidor, do mercado e tendências do mundo dos negócios são registradas em plataformas de Business Intelligence, que servem como apontamentos para a tomada de decisão.
Vale ressaltar que este é um processo circular, onde após um giro é necessário analisar os diversos resultados obtidos através das táticas e estratégias, que devem ser avaliadas para possíveis correções dentro do planejamento estratégico.
Be Orange
Por: Fernando Costa e Silva
Fotos/Créditos: Envato
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