O Burger King, uma das maiores redes de fast-foods, divulgou no início de janeiro uma mudança radical em sua identidade.
A mudança é a primeira em 20 anos e o novo visual conta com referências retrôs, com cores que remetem a alimentos reais e elementos mais modernos, que representam a evolução não só da marca através dos anos, mas também do consumidor.
Quer descobrir qual é a relação dessa mudança do Burger King com o momento de pandemia, isolamento social e home office que ainda estamos vivendo? Leia o artigo até o final e descubra!
A nova identidade, com detalhes retrô, traz as principais cores já conhecidas como da empresa, com detalhes inovadores e com apelo aos jovens consumidores, que seguem em busca de marcas que se conectem com eles.
A nova comunicação é uma atualização do logo de 1969, atualizado pela primeira vez em 1994. Cinco anos depois, em 1999, o BK decidiu mudar e adotar o logo que conhecemos, utilizando um layout com detalhes arredondados e contorno azul.
De acordo com Chris Finazzo, presidente do BK, o visual é simples e divertido, o que fará com que a marca seja ainda mais fortalecida no futuro.
“O lançamento dessa nova identidade visual representa quem somos nós. Ela captura a essência da marca, especialmente nesse atual momento e é um símbolo de tudo o que defendemos. As coisas estão mudando no Burger King. É um momento empolgante e queremos mostrar ao consumidor que ele terá uma experiência melhor.” Chris Finazzo, presidente do Burger King.
E as mudanças não pararam no logo e identidade visual, elas também poderão ser notadas nas embalagens de produtos e uniformes dos colaboradores da rede.
A rede garantiu que os novos uniformes além de misturar o estilo contemporâneo, também querem aliar o conforto, para que o time se sinta ainda mais parte da evolução da companhia.
A fonte da nova identidade, chamada Flame, teve como inspiração os diferentes formatos de alimentos da rede, descritos como: redondos, ousados e deliciosos.
De acordo com a companhia, a mudança não terá uma campanha específica para ser divulgada, mas será implementada de forma gradual em todos os pontos fixos do Burger King no mundo todo e em suas comunicações em redes sociais.
Durante o isolamento social, o drive-thru e pedidos por aplicativo foram os canais de venda mais impulsionados, assim como a presença digital das marcas, que precisaram se reinventar para continuarem presentes na vida de seus consumidores, mesmo que não fossem até eles fisicamente.
Ou seja, marcas e empresas foram obrigadas a encontrar novas alternativas para continuarem ao lado de seu consumidor, principalmente neste momento delicado.
E é neste ponto que encontramos a relação do rebranding do Burger King com o novo consumidor: a conexão.
O perfil do consumidor, que já havia sido alterado na medida em que a tecnologia foi sendo inserida na sociedade, pela possibilidade de escolher o que consumir oferecido pela internet, mudou ainda mais com o cenário atual e também com a transformação digital e, agora, ele busca empresas que realmente se importam com pessoas, e despertam seus sentimentos.
A pandemia nos fez valorizar o que há de mais bonito nas relações humanas: a empatia.
Os consumidores de agora querem sentir-se tocados, e buscam se conectar com marcas que realmente se importam.
Essa busca e possibilidade de contato direto teve uma grande contribuição da transformação digital, que trouxe mudanças significativas nos diversos tipos de relacionamentos, no acesso à informação, nas formas de venda e consumo, na comunicação e na interação entre público e empresas.
O consumidor não quer apenas consumir, ele quer ser ouvido e espera um retorno de suas marcas, empresas e companhias preferidas.
Cada vez mais, empresas notam a necessidade de estarem próximas ao seu consumidor, e a mudança do Burger King veio exatamente com este propósito, de mostrar ao seu consumidor que ela está o ouvindo e realizando mudanças para oferecer cada vez mais experiências que, de fato, estão de acordo com o que ele busca.
Entender, ouvir e responder seu consumidor à altura de suas expectativas pode ser o segredo para o sucesso do seu negócio.
É preciso entender e viver essa empatia de maneira genuína, afinal, é isso que o seu consumidor precisa, uma relação horizontal!
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Por: Laís Amorim
Fotos/Créditos: Forbes/Divulgação
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