postagem de 29 de Abril de 2022

O que é um squad e por que ele existe no marketing?

O que é um squad e por que ele existe no marketing?
Entenda como esses grupos de trabalho podem potencializar seus resultados

Para poder acompanhar os processos de inovação da atualidade, diversas empresas têm buscado novos formatos de trabalho, que fujam dos velhos clichês já conhecidos e ultrapassados. Assim, surgem os famigerados squads: grupos multidisciplinares, de até 8 profissionais, formados por especialistas de diferentes áreas, capazes de entregar maior produtividade e resultados finais cada vez mais impressionantes.

Se você está familiarizado com o universo do marketing digital, certamente já deve ter ouvido falar sobre este conceito. Mas caso seu nicho de mercado seja outro, não se preocupe! Continue ligado neste conteúdo para entender como o modelo de squad pode ser aplicado em qualquer estratégia de trabalho, principalmente na sua!

De onde surgiu o termo?

Squad é uma palavra em inglês que, traduzida ao pé da letra, pode significar esquadrão ou pelotão. Em meados de 2014, o Spotify foi o principal responsável pela popularização desse formato. Antes disso, a organização utilizava um outro modelo de trabalho chamado scrum, uma metodologia de gestão e planejamento de projetos que precisou ser repensada para acompanhar o crescimento da plataforma.

Assim nasceram os squads: pequenos times de profissionais, que trabalham de maneira complementar, focando sempre na cocriação de soluções e autonomia para definir prioridades. No marketing, este esquema é amplamente aplicado para inovar, acelerar e potencializar as entregas de projetos. Afinal, com um grupo de pessoas especializadas no assunto, fica bem mais fácil de alinhar os objetivos entre colaboradores e empresa.

Os benefícios por trás de um squad de peso

A verdade é que adotar o modelo de squad dentro do seu segmento pode te oferecer inúmeras vantagens, principalmente dentro dos pontos que separamos na lista abaixo:


  • Produtividade

Na divisão de trabalho mais tradicional, existe uma série de fatores que podem reduzir a produtividade da equipe durante a execução de um projeto. Dentre eles, podemos citar como exemplo a falta de disponibilidade de horários dos colaboradores, conflitos de agenda e prazos de entrega muito apertados. Já no squad, esse cenário muda completamente. A autonomia dos integrantes, unida à facilidade de comunicação dentro de cada time, são dois fatores que potencializam muitos resultados!


  • Agilidade

Dentro do squad, é possível reunir os especialistas de diversas áreas em uma mesma equipe. Na Benetton, por exemplo, todos os nossos squads sempre contam com, pelo menos, um responsável pelo tráfego, planejamento, design, social media e performance de cada conta. Assim, todos os membros ficam cientes de suas responsabilidades, atribuições e atividades. Além do mais, todos se mantêm focados em um objetivo comum: garantir a conclusão dos projetos, da melhor forma, dentro do menor tempo possível.


  • Autonomia

Esse ponto é uma das principais vantagens para o seu negócio, pois permite que os integrantes das equipes realmente façam parte das operações dentro da sua organização. Assim, é possível agregar valor aos colaboradores, além de valorizar as opiniões desses profissionais dentro dos mais diversos projetos.


  • Engajamento

Com a distribuição das responsabilidades, o grupo ou squad começa a desenvolver maior proximidade, e todos os membros são capazes de se ajudar e engajar no trabalho juntos. Assim, o sentimento de coletividade, motivação e reconhecimento mútuos ficam muito mais evidentes.

Fique por dentro dos squads da Benetton

Dentro da agência, contamos com mais de 25 squads, divididos entre as tarefas de gestão das mídias sociais e atendimento de clientes. Haja produtividade!

Nossos colaboradores são estrategicamente selecionados para oferecer as melhores ideias, soluções e entregas para o seu negócio. Dessa forma, estamos sempre preparados para alavancar suas vendas e priorizar o sucesso mútuo.

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Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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