postagem de 22 de Fevereiro de 2022

O que fazer para lidar com o bloqueio criativo?

O que fazer para lidar com o bloqueio criativo?
Sim, ele voltou. Aquele que é o mais temido de todas as áreas do marketing... o bloqueio criativo

A expressão “writer’s block” ou “bloqueio de escritor” surgiu por volta de 1940 na Austrália, sendo criada pelo psiquiatra Edmund Bergler, ao estudar as razões por trás da dificuldade de produção de alguns escritores. Com o passar do tempo, o termo foi sendo repensado, até chegar no “bloqueio criativo” que conhecemos hoje e que tanto se aplica à realidade das mais diversas áreas de atuação, não só da escrita.

Os profissionais do marketing, por exemplo, são reconhecidos por sua alta capacidade de percepção, adaptabilidade e principalmente, criatividade. Mas o que acontece quando nossas mentes brilhantes travam e dão tela azul? Como seguimos com a produção e criação de um projeto quando as ideias simplesmente não chegam? Calma, respira que a Benetton ensina!

Se liga nesse passo a passo com direito a dicas e exemplos práticos que o nosso time de gigantes separou para te ajudar a vencer o terrível bloqueio criativo.

Primeiro passo: entenda o que é criatividade

Alguns dicionários definem o conceito de criatividade como “a qualidade ou característica daquele que é criativo” ou “a capacidade de criar, inventar e ter ideias originais”. Se por acaso você já chegou a conclusão de que não é uma pessoa criativa porque simplesmente não “nasceu com o dom”, toca aqui. Nós geralmente associamos a criatividade à uma benção que somente profissionais de áreas muito específicas possuem "’ e isso é um grande erro.

A criatividade, na verdade, trata-se de uma simples ferramenta utilizada de forma inovadora para solucionar problemas. Como todos os seres humanos têm problemas, essa é uma habilidade que pertence a todos e é totalmente possível de ser desenvolvida.

Agora aplique as técnicas necessárias

Segundo Kleiton Canto, o mais novo head de planejamento do Time Laranja, existem duas técnicas ideais para "acelerar" a criatividade, sendo elas:

  • Fluência


Corresponde ao ato de gerar a maior quantidade de ideias diferentes sobre uma mesma questão. Por exemplo: listar o maior número de palavras começadas com uma letra específica; propor o maior número possível de usos para um objeto; imaginar todas as consequências para determinada situação, entre outros.

  • Flexibilidade


O foco dessa tática é alterar o rumo de um pensamento ou gerar significados diferentes para coisas padronizadas. Podemos aplicar esse conceito nos atuais avanços da tecnologia, a exemplo do smartphone, que desde seu lançamento, foi pensado para ser um computador de bolso, não apenas um telefone novo. Outro caso parecido é o do tênis com tecnologia de GPS, que não é só ofertado para atletas, mas também para pessoas com mal de Alzheimer que podem se perder em seus trajetos diários.

Por fim, faça como a Benetton!

Já que começamos a falar sobre o ponto de vista dos nossos colaboradores, nada mais justo que fazer uma lista com as dicas que cada um deles utiliza para vencer o bloqueio criativo. Vem dar uma olhada:

1º- Pesquise muito

Sugestão do nosso CEO, Fernando Costa e Silva, que com mais de 40 anos de experiência em marketing, acredita veementemente no poder da informação. “Ler sobre vários assuntos abre a mente para o desbloqueio. Mas tem que ser sem filtro. Dar uma volta ao mundo pode ajudar muito”, afirma. O Fer também reconhece que os insights são a mola propulsora da criatividade, ou seja, quanto maior for a nossa bagagem de conhecimento, maior se torna a nossa capacidade de criar.

2º- Tenha boas referências

Essa dica das planners Taline Proença e Nathália Ferreira vem para complementar as palavras do Fer. As meninas defendem a importância de se buscar por boas referências, já que absorver o mesmo conteúdo de fontes diferentes pode ajudar muito no processo de estruturação de ideias para se falar sobre determinado assunto. A Karyna Rosa, do nosso time de Social media, concorda: “Consumir livros, biografias, blogs e séries sobre certo tema me ajudam muito, pois são fontes que me inspiram a escrever bastante.” Para ela, manter a consistência ao fazer anotações em um diário também é essencial para estimular a criatividade.

3º- Explore diferentes ângulos

O Guilherme Brasil, nosso desenvolvedor Web, costuma se distanciar da situação para visualizar o problema através de outros ângulos e encontrar uma forma de resolvê-lo. Assim como a Laiza Mendes, nossa analista de performance e a Carla Fantacussi, head de planejamento, o consenso aqui é um só: nada melhor que uma boa playlist para afastar os pensamentos ruins!

4º- Esvazie a cabeça, seja frágil

Saiba reconhecer seus limites e se permita ser frágil quando necessário. Eu, Mariana Romeira, e a Bruna Martins, minha parceira no time de social media, concordamos que o choro pode ajudar a relaxar, organizar as ideias e diminuir a perspectiva que temos sobre o tamanho de certos problemas. A Karol Rabello, nossa gerente de Operações, traz dicas de ouro que ajudam a acalmar: levantar da cadeira, lavar o rosto, alongar e beber água. “Isso ajuda a oxigenar a cabeça na parte física, e consequentemente na mental”, diz ela. Priorizar a saúde mental é um dever de todos!

5º- Peça ajuda aos universitários

Essa sugestão da Sabrina Radaelli, do nosso time de criação, reforça a necessidade de entendermos os mais diversos pontos de vista. Sempre que se vê no meio de um bloqueio criativo, a designer recorre ao diálogo com os colegas de trabalho, pois sabe que cada um tem uma vivência, um feeling ou opinião diferente, então não tem como a troca dar errado.

Em resumo, a Benetton acredita no poder do trabalho em equipe e está sempre aberta a conversar para encontrar a solução de um problema. Se você também pensa assim, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ouvir e contribuir com nossas experiências.

Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade