Dona de sucessos como Poker Face, Paparazzi, Bad Romance e a música vencedora do Oscar em 2019, Shallow. Lady Gaga não economiza quando o assunto é hits que vendem e agradam o mercado musical mundial.
Nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida pelo seu nome artístico Lady Gaga, ela é uma cantora, compositora, atriz e produtora musical dos Estados Unidos.
Do começo da carreira na adolescência cantando em bares, até os dias de hoje, Lady Gaga possui uma prateleira cheio de prêmios e um número incrível de visualizações em seus vídeos. Além de ter fãs espalhados no mundo todo.
Fora o trabalho como artista, Gaga também mantém atuação constante e autêntica nas suas redes sociais. Gerando conteúdo para milhões de seguidores, além de valorizar sua comunidade de fãs, carinhosamente chamados de Little Monsters.
A marca Lady Gaga!
Lady Gaga já foi chamada de fracassada, redutiva, inovadora, rainha do pop, artista do ano, excêntrica, louca e talentosa nos seus 15 anos de carreira até aqui.
Mas, apesar de todos esses adjetivos - bons e ruins -, o que sempre chamou atenção sobre a carreira da cantora foi sua imagem. Sempre muito bem trabalhada e pensada para atrair a mídia, e, claro, os fãs.
Mas, afinal, Lady Gaga é uma marca?
Sim! Ela possui características necessárias para a construção de uma marca forte:
Portanto, Lady Gaga é uma marca que explodiu dentro da cultura pop, espalhando resquícios de sua identidade por todo planeta. Assim como outros artistas já fizeram como é o caso dos Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson.
Reposicionando sua marca
Lady Gaga é uma personagem, disso todos nós sabemos. Mas essa personagem é tão profunda e bem trabalhada que acabamos nos perdendo sobre o que é real, lúdico ou estratégia de marketing.
Desde seus primeiros hits em 2005 até os dias de hoje, Lady Gaga soube construir sua marca. Seja pelas roupas excêntricas, músicas atemporais, discurso progressista ou pelo apoio às causas sociais, a artista deixa claro ao público sobre o que ela se importa e pelo o que ela luta.
Por isso, logo após o “boom” de sua estreia em 2005, a artista já se reposicionou e se reinventou, sem nunca perder o estrelato e o apoio dos seus fãs que a mantêm em alta no cenário musical.
Lady Gaga já cantou pop, blues, jazz, country, e mais recentemente, em seu novo álbum lançado em 2020, chamado “Chromatica”, a artista volta às raízes da era disco dos anos 80 e 90.
Resultado? Gaga levou 5 prêmios durante o VMA 2020, incluindo Artista do Ano e Música do Ano.
O rebranding de Lady Gaga
Nem tudo são flores durante o gerenciamento da uma marca, não é mesmo? Algumas crises exigem que nos coloquemos de volta ao mercado. Seja no conceito, identidade ou outros atributos que precisam mudar para trazer os dias de glória de volta.
E não foi diferente com o fenômeno Lady Gaga. Nem todos os seus álbuns agradaram, não foram todas as músicas que ficaram em 1º lugar nas paradas de sucesso, muito pelo contrário, Gaga também já foi massacrada pela crítica.
Estrategista, a artista mudou um pouco os trilhos e, por um período em sua carreira, deixou de lado uma sonoridade e aparência que soassem estranhos aos ouvidos e olhos do mundo. Para dar lugar a algo que poucos conheciam até então: sua voz.
Gaga cantou com nomes como o cantor de jazz Tony Bennett, e também fez parcerias com Elton John. Além de apresentar em seus shows covers de outros grandes artistas, de diferentes estilos musicais.
A artista conseguiu assim provar que além das roupas exageradas, tinha um controle vocal invejável e uma grande versatilidade artística. De repente - e novamente -, todos estavam prestando atenção na “nova” Lady Gaga.
A cantora também apostou na carreira de atriz, atuando em séries e filmes. O que lhe rendeu um Globo de Ouro. Logo depois de um álbum mais pessoal, o “Joanne”, Gaga assegurou seu nome como destaque no maior evento esportivo do mundo: o Super Bowl em 2017, que teve audiência de mais de 150 milhões de espectadores ao redor do mundo.
Lady Gaga e suas estratégias de marketing direcionadas
Todas as ações de marketing utilizadas por Lady Gaga têm sempre uma direção exata: o consumidor final. Para atrair os fãs para sua marca, a cantora segue os seguintes direcionamentos:
1º Conte uma história consistente
É preciso ter uma visão precisa sobre sua marca: quem ela é? O que ela faz? Para quem ela fala? O que ela agrega?
2º Engaje seus fãs em uma conversa
É preciso provocar, ouvir e reagir. As pessoas gostam de participar se o conteúdo for de qualidade e bem direcionado para elas.
3º Conecte o conteúdo
Construa relacionamentos com marcas e criadores de conteúdo que complementam seu perfil. A descoberta sobre sua marca pelo público deve agregar e gerar contentamento e satisfação.
4º Identifique onde seu público está
E interaja com ele através da distribuição de conteúdos e trabalhos contagiantes. Seu público vai se sentir à vontade para comentar e compartilhar.
5º Reinvente o seu negócio
Forme parcerias que fazem sentido a longo prazo para o seu mercado específico. Gaga expandiu sua marca patrocinando batons, projetando fones de ouvido e depois, assumindo como diretora criativa da Polaroid. Tudo isso mantendo seus fãs e sua evidência em alta.
Moral da história? Repense suas estratégias quando perceber que seu negócio não vai muito bem e tenha ciência dos diferenciais que faz da sua marca ser única e essencial.
Transforme sua marca em uma Lady Gaga!
Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/ Créditos: Divulgação
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