postagem de 15 de Dezembro de 2020

O que mudou na mente do consumidor em 2020?

O que mudou na mente do consumidor em 2020?
Entenda como as empresas adaptaram suas campanhas ao cenário de pandemia vivido em 2020

O ano que marca o início da terceira década da era 2000 sempre foi superestimado em filmes e séries do passado, que imaginavam que neste momento viveríamos um cenário futurista, com robôs e carros voadores, que o mundo seria transformado pela tecnologia e a forma com que enxergávamos a sociedade naquela época seria completamente diferente em 2020.

Não podemos negar que, desde o início deste século, a sociedade vem se transformando, e a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Acreditava-se que em 2020 estaríamos vivendo em um cenário completamente novo, e isso realmente aconteceu. Mas talvez não como esperávamos!

Embora neste ano ainda não consigamos ver carros voadores andando livremente pelo espaço aéreo, as mudanças são nítidas.

2020 mostrou sim um cenário completamente novo, onde as pessoas precisam usar máscaras, não podem se abraçar ou se reunir e a tecnologia se mostra cada vez mais necessária como mediadora das relações interpessoais.

A pandemia do COVID-19 mudou muitas vidas, e provavelmente, você que está lendo este artigo, também teve sua vida transformada.

Leia o artigo completo, e entenda como as mudanças de 2020 transformaram a mente dos consumidores, e o que as empresas estão fazendo para falar a mesma língua do público.

Efeitos da pandemia: mudança nas relações interpessoais

Para evitar o contágio e propagação do COVID-19, o governo estabeleceu o isolamento social, na tentativa de manter as pessoas afastadas e conter a pandemia.

Essa medida alterou as relações sociais, e as pessoas que já não podiam mais estar juntas fisicamente, se tocar ou se abraçar para zelar pela saúde, encontraram na tecnologia da internet e redes sociais, uma maneira de manterem contato.

Mas você deve saber que não é a mesma coisa, e se tem algo que 2020 reforçou, é o quanto um abraço de verdade faz falta, e como a companhia física de alguém é importante e sociedade enxergou isso da maneira mais difícil: vivendo o isolamento.

O desafio da distância física também gerou aprendizados, tornando as pessoas mais gratas por estarem ao lado de quem é realmente importante.

O perfil do consumidor, que já havia sido alterado na medida em que a tecnologia foi sendo inserida na sociedade, pela possibilidade de escolher o que consumir oferecido pela internet, mudou ainda mais, procurando agora empresas que realmente se importam com pessoas, e despertam seus sentimentos.

A pandemia nos fez valorizar o que há de mais bonito nas relações humanas: a empatia.

Os consumidores de agora querem sentir-se tocados, e buscam se conectar com marcas que realmente se importam.

As campanhas promovidas durante 2020

As empresas entenderam as mudanças no perfil dos consumidores, além de todas as transformações no cenário social e, pensando nisso, promoveram campanhas impactantes emocionalmente, para conscientizar a população sobre os cuidados em relação ao vírus e alcançar o público da forma mais autêntica: pelo sentimento.

Conheça algumas campanhas comoventes, pensadas para falar a língua do público de 2020, e motivar as pessoas a continuarem lutando contra a pandemia:

· A Gente Sabe – GRAACC

· Estamos com você, mesmo à distância – ENEL

· O Sapo lavou a mão – Johnson’s

Você se sentiu tocado com essas campanhas?

São propagandas que, além de mostrar empatia pelas pessoas, mostram o papel das empresas apoiando as medidas para conter o vírus, e conscientes de que, nada será como era antes, mas isso não significa que será pior, ainda há esperança.

O que esperar das campanhas de Natal e Ano Novo em 2020?

O Natal é marcado por ser uma data que emana luz, harmonia e esperança, onde as famílias se reúnem para partilhar os melhores sentimentos e agradecer por todas as bênçãos que receberam.

Este ano foi marcado por desafios, e provavelmente o natal de 2020 será ainda mais emocionante, um momento para as famílias agradecerem por estarem ao lado de quem amam e pela saúde.

O Ano Novo celebra um ciclo que se fecha e outro que inicia, e as pessoas anseiam por este momento para deixar para trás os momentos difíceis e ter coragem para enfrentar novos desafios.

Pensando nisso, o foco das campanhas de Natal e Ano novo deste ano é reforçar que os desafios de 2020 foram superados, espalhar empatia e promover a esperança de que 2021 será um ano melhor.

Algumas empresas já estão pensando nisso, como o Bradesco nesta propaganda:

· Volte a Brilhar - Bradesco

As empresas também tiveram que se readaptar ao novo cenário, e suas propagandas precisaram aderir a linguagem do novo público, por este motivo as campanhas de empatia são esperadas no final deste ano, para promover esperança por dias melhores.

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade