Você certamente já se deparou com alguma imagem, gif, vídeo ou bordão que viralizou na internet, né? Os famosos memes são fontes eternas de descontração e humor, mas também podem contribuir de forma totalmente positiva para o engajamento da sua marca.
Chegou a hora de enriquecer suas produções de conteúdo através do uso correto dos memes. Continue a leitura deste blog para compreender a melhor forma de conquistar seu público-alvo e adequar a comunicação da sua empresa!
A verdade é que os memes não funcionam para todo e qualquer tipo de empresa, afinal, existem certos segmentos de mercado que demandam maior seriedade. Portanto, analise o perfil da sua companhia e entenda se nela há espaço para a descontração.
Depois de entender o fit da sua empresa, o próximo perfil a ser mapeado é o dos seus consumidores e clientes: o que eles gostam de fazer? Quais são os reais interesses e dores deles? Responder a essas simples perguntas pode te ajudar a elaborar a melhor forma de se comunicar com seu público-alvo para estabelecer conexões verdadeiras.
Tenha sempre em mente que os memes respondem a contextos e timings específicos. Cada imagem, gif ou vídeo surgiu a partir de algum outro conteúdo, e você precisa estar por dentro de cada um deles antes de aplicar nos seus. Faça como a Benetton: pesquise a fundo sobre o surgimento daquele meme e se baseie nas adaptações realizadas pelos demais usuários. Assim, não tem erro!
Essas estratégias interativas conseguem conectar diversas pessoas à sua marca, estabelecendo uma forte relação de confiança e parceria. Por isso, quando aplicados corretamente, os memes podem te ajudar a:
Através do humor, é possível criar uma grande comunidade com seus seguidores. Isso funciona quando seu público se sente representado ou identificado por alguma ação digital sua. Afinal, surge uma sensação de acolhimento, que atrai maior número de seguidores e os incentiva a interagir com sua marca.
Já que os memes estão sempre relacionados a uma tendência e contextos mais atuais, eles são capazes de transformar a sua empresa em um espaço totalmente moderno e humano. Assim, os memes focam em eventos culturais que seus espectadores conhecem, de forma mais autêntica e real.
Os memes reproduzem conteúdos engraçados feitos por outras pessoas, portanto, você nem sempre vai precisar elaborar um novo vídeo ou foto. É possível economizar seu tempo de produção digital ao utilizar uma imagem existente e personalizar sua legenda.
Viu só como essas ferramentas humorísticas podem te ajudar a engajar o seu negócio? A Benetton está aqui justamente para facilitar esse processo para você! Entre em contato com a gente e entenda tudo que podemos fazer pelo seu sucesso, de acordo com as tendências mais atuais do mercado.
Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte