O consumidor de hoje possui um contato íntimo com a internet e o mundo virtual, e é através desse contato que ele se informa e questiona cada vez mais antes de efetuar uma compra.
Além disso, a internet possibilitou que os usuários trocassem experiências sobre determinado produto ou serviço, por isso, os consumidores valorizam o bom atendimento e a experiência de compra.
Os avanços tecnológicos que proporcionaram as mudanças no perfil dos consumidores tornando-os mais exigentes, também possibilitaram as transformações nas formas utilizadas para comprar um produto.
Há algum tempo, os universos de compras online e off-line eram distintos, não conversavam ou interagiam. Hoje essa realidade mudou, o cliente pode ir até uma franquia de fast food, por exemplo, e pesquisar o cardápio no site da empresa antes de fazer seu pedido.
Pensando nisso, o marketing omnichannel busca proporcionar uma boa experiência ao consumidor em todos os pontos de contato, seja físico ou online, e nas diferentes plataformas, o foco é o mesmo: atrair, converter, encantar e fidelizar.
Neste artigo nós explicamos melhor como essa estratégia funciona e quais são as vantagens para o seu negócio. Vem com a gente até o final!
A estratégia omnichannel visa integrar diferentes canais, e no marketing tem o intuito de utilizar essa integração de forma assertiva para que impacte os consumidores da melhor maneira, e de acordo com cada plataforma.
Essas integrações dos canais de contato com os clientes permitem que a comunicação seja mais efetiva e consistente, além de aproximar as pessoas das marcas, por marcar presença em diferentes plataformas. A boa comunicação com o público oferece maior possibilidade de uma compra ser efetuada, e o bom relacionamento das pessoas com as marcas, resulta na otimização das experiências de compra e fidelização.
Para auxiliar neste processo, há softwares e ferramentas de atendimento que armazenam o histórico de interação com os consumidores, para entender seus gostos e padrões, o que permite oferecer as melhores opções de atendimento de acordo com cada perfil. Esse tipo de informação é de grande valor para as empresas, pois mapeia detalhadamente seu público.
Quando o marketing omnichannel é bem elaborado e atinge seu foco de utilizar todos os canais para melhorar o contato com os clientes, é possível:
Vivemos em constante evolução, e nessas mudanças precisamos nos adaptar aos novos cenários. Atualmente a sociedade possui uma relação muito próxima com a tecnologia, e todos os canais virtuais, além dos físicos, precisam ser bem estruturados na hora de conversarem com os clientes desta geração, que são muito mais informados e exigentes.
As empresas precisam se motivar na evolução social para buscar inovar e fidelizar seu público, para assim, garantir vantagens competitivas no mercado.
Agora que você conhece a estratégia omnichannel no marketing, talvez seja o momento de pesquisar ferramentas que te auxiliem na introdução deste processo no seu negócio.
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Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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