Sabe quando você se entrega de coração para uma série ou filme, se apaixona pelas histórias, personagens e quer viver naquela realidade?
Pensando nisso, a Netflix lançou sua loja online, para que os apaixonados por filmes e séries possam se sentir ainda mais imersos no mundo das telinhas, usando produtos personalizados.
Agora, aquela “brusinha” do seu personagem favorito está muito mais fácil de ser adquirida. Mas você deve estar se perguntando: por que eles não fizeram isso antes? Acompanhe nosso artigo até o final e entenda o que motivou essa novidade da Netflix!
Em parceria com a empresa de tecnologia Shopify, a Netflix criou sua primeira loja online com produtos de séries e filmes, e já está recebendo compras nos Estados Unidos.
Ainda não há previsões de quando essa novidade chegará ao Brasil, mas a marca afirma que implantará a loja em outros países nos próximos meses.
De acordo com o site InfoMoney, os ganhos da Netflix diminuíram com assinantes mensais, e a novidade da loja é uma forma de conseguir outra fonte de renda já que, diferente dos concorrentes, a Netflix não ganha de anunciantes, por não exibir anúncios.
Mas será que a implantação da loja online foi uma tentativa de recuperar a receita ou uma estratégia de omnichannel para crescer ainda mais?
Os dois! A plataforma de streaming já era omnichannel, pois integrava a experiência do usuário entre o site, aplicativo e redes sociais, mas agora a marca inovou ao diversificar ainda mais seus produtos.
A personalização de produtos está diretamente ligada ao omnichannel, pois demanda que a empresa invista em novos canais e é necessário a integração de todos eles.
Hoje em dia muito se fala em omnichannel, mas você sabe o que é isso? Já escrevemos um blog sobre esse tema por aqui antes, vale a pena conferir.
Para melhorar a experiência dos usuários e relacionamento com as marcas, as empresas investem em diversificar seus produtos físicos e online, e buscam formas de conectar todos os canais para oferecer a melhor experiência para o cliente. E é isso o que a Netflix está fazendo!
Seja para recuperar a receita ou sair na frente dos concorrentes aperfeiçoando suas estratégias omnichannel, a Netflix mostra mais uma vez que tem atitude.
Uma solução viável para aumentar os lucros, seria exibir anúncios, como seus concorrentes fazem, mas a marca preferiu inovar.
A loja da Netflix, potencializa sua estratégia omnichannel e melhora o relacionamento com os clientes, estabelecendo conexão dos seus assinantes com as histórias das séries e filmes que eles assistem na plataforma com produtos exclusivos.
Embora potencializado pelos avanços tecnológicos, as estratégias omnichannel não são tão novas assim, há várias empresas que já investem com sucesso na diversificação de produtos e conexão entre seus canais há anos, veja aqui algumas delas:
Essa gigante do entretenimento está presente em diversas plataformas e, além de serviços de streaming, possui inúmeros produtos personalizados de seus filmes, séries, jogos e até mesmo um parque de diversões.
A rede de fast food sempre ousou na multicanalidade, atuando no ramo alimentício e introduzindo brindes personalizados no mercado, além de integrar suas lojas físicas, site e aplicativos para proporcionar a melhor experiência ao usuário.
As empresas brasileiras também estão nessa nova onda, ok? Um dos maiores cases de empresas que utilizam omnichannel no Brasil certamente é o Magazine Luiza, que por meio desta estratégia teve um aumento em suas vendas de 241% no e-commerce e 51% nas lojas físicas entre 2015 e 2018. A empresa integra os aplicativos, tecnologia presente nas lojas físicas e possibilidade de compra online e retirada física, dando um show de omni-canalidade.
E você, já teve alguma ideia para ganhar credibilidade no mercado e inovar? Nosso time pode te ajudar, fale com a gente e saia na frente dos seus concorrentes!
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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