Já passou pela sua cabeça como algumas pinturas clássicas poderiam parecer, se fossem ambientadas no mundo atual? Cheio de tecnologia, street style e pets? Bom, é claro que elas perderiam todas essas suas características clássicas, mas renderiam também um visual um tanto quanto curioso.
A sorte é que essa ideia passou pela cabeça de alguns artistas contemporâneos, que utilizaram o melhor dos recursos tecnológicos para recriar obras clássicas. Em tempos de isolamento social, são imagens reconfortantes e que também geram boas risadas!
Conhecida no Instagram como @Barbie_LovesDisney, a designer gráfica decidiu recriar pinturas famosas inserindo seus gatos!
O resultado foi possível graças a programas de edição, criatividade e muito senso estético. O objetivo da artista é proporcionar uma nova perspectiva para quadros famosos que estão em museus do mundo inteiro.
E qual a história por trás desses gatinhos?
Os quatro felinos foram adotados pela artista quando ainda eram filhotes. Eles foram encontrados na rua e hoje fazem parte da família e a criação das novas obras de arte foi uma forma de a artista mostrar seu amor pelos gatinhos.
A principal característica de Shusaku Takaoka é misturar o clássico e o moderno de uma forma única.
O trabalho do artista gráfico japonês é pegar as pinturas mais famosas do mundo e inserir elementos da cultura pop, trazendo cenários e personagens clássicos, para a vida moderna. Todos os seus trabalhos estão disponíveis no Instagram e além de renderem muitas curtidas, também podem ser usados como ótimos planos de fundo!
Todo seu trabalho ganhou fama por conseguir trazer outras perspectivas para algumas cenas, transformando e criando novos significados.
Além disso, o artista também já teve diversas fases.
Algumas delas envolvem inserir ícones da história da arte em cenários hispters ou até mesmo do cotidiano; transformar o cenário e até personagens de filmes (principalmente do Tarantino) e também deixar as princesas da Disney um tanto quanto obscuras.
As obras parecem bem diferentes, mas para quem conhece semiótica sabe que o que os artistas fizeram tem um mesmo nome: hibridismo.
É uma técnica, claro, mas também um dom! É pegar o clássico e o contemporâneo ou qualquer outro extremo, unir e transformar em algo único e novo.
É semiótica, claro, mas também comunicação, criação e amor! <3
É durante esses momentos loucos que estamos vivendo, que também vemos coisas incríveis surgindo! Em meio ao caos, só os artistas podem nos salvar ou, pelo menos, fornecer um respiro mais calmo e momentos mais doces :)
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Créditos: Shusaku Takaoka
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.