O podcast tem se tornado um importante meio de comunicação e informação nos últimos tempos, e alcançado um público grande e fiel. O número de produtores também está crescendo, e aumentando a variedade de opções dos programas em áudio.
Já falamos por aqui o potencial dessa mídia, e compreendendo sua capacidade, hoje exploraremos a melhor maneira de criar um roteiro para podcast, que facilite o processo de gravação e edição.
Para produzir um programa é simples, e por isso tantas pessoas estão atuando neste novo espaço de comunicação. Diferente das mídias tradicionais, como emissoras de rádio e televisão, nos podcasts você só precisa gravar um programa, editar e ancorar ele em algum aplicativo que distribua seus áudios em plataformas de streaming, como o Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Google Podcasts, por exemplo. E então, você se torna um produtor de conteúdo.
Embora pareça um processo fácil para alcançar pessoas, vale lembrar que, a inovação tecnológica facilitou a produção de conteúdos digitais e interação entre os internautas, mas também proporcionou que os consumidores se tornassem mais críticos e exigentes.
Por isso, o público procura conteúdos de qualidade, que atenda às suas expectativas e, caso o programa não seja capaz de mantê-lo interessado, há diversas outras opções que podem contemplá-lo.
Não dá para fazer um podcast do dia para a noite, na verdade alguns até se arriscam, mas os resultados podem não ser tão bons. Se você deseja apresentar um conteúdo de qualidade e que seja referência em determinado assunto, é preciso planejar e criar um roteiro.
Quer saber como? Acompanhe o artigo até o final!
O planejamento envolve muitas coisas importantes, como o público-alvo, a temática, fontes, título, frequência e outras. Alguns desses pontos não precisam seguir uma ordem, mas outros fatores são extremamente dependentes.
Estilo do programa: nesta etapa você precisa definir de qual forma será apresentado o seu podcast, se será um bate papo entre vários locutores, apenas narração, um programa de entrevistas com convidados especiais ou outro.
Temática: tendo definido o estilo que o programa será apresentado, agora você pode alinhar sua temática, ou o título do seu programa, de acordo com o assunto que deseja abordar. É importante ser consistente neste ponto, afinal, não é legal fazer um programa só de narração e falar de um assunto que não tem propriedade. Caso você decida abordar algum tema que não conhece muito bem, pode ser interessante convidar especialistas para dar um posicionamento mais relevante.
Público-alvo: aqui você pensa nos seus ouvintes, quais pessoas você pretende abordar? Pode ser bacana realizar uma pesquisa complexa sobre o público-alvo, para considerar o nível de escolaridade, idade, região e outras informações que podem ajudar você a definir qual a melhor linguagem para utilizar.
Assunto: você já definiu sua temática, e agora precisa apontar os assuntos que irá abordar nos episódios.
Fontes: pensando nos assuntos de cada episódio, você pode começar a levantar fontes para falar dos conteúdos que serão abordados. Lembre-se de pedir para que elas divulguem o programa, quando disponível, em suas redes sociais para aumentar o engajamento.
Questões técnicas: esse é um dos pontos mais importantes, embora os podcasts sejam populares por serem fáceis de produzir, você precisa pensar nos pontos técnicos, por mais básico que eles sejam. Se a gravação for realizada pelo celular é importante verificar algumas questões: você já baixou o aplicativo do gravador em seu aparelho? Seu celular possui memória para uma gravação longa? Quanto você possui de bateria? Além disso, pré-estabeleça um lugar calmo em que você possa gravar, sem muitos ruídos e com luz, para que você consiga ler o roteiro.
Divulgação: no programa você pode convidar as pessoas para conhecerem seu site ou redes sociais, e por esse motivo é legal criar alguma conta exclusiva para divulgar seu trabalho e permitir que os ouvintes entrem em contato com sugestões ou feedbacks.
Frequência: determine a frequência com que irá publicar os episódios do seu programa, para que o público esteja sempre atento nestas datas e aguarde conteúdo novo.
Após alinhar e definir as etapas do planejamento você já está pronto para criar seu roteiro, que pode ser usado durante as gravações e edições.
Veja o exemplo:
Início da vinheta;
Apresentação dos locutores;
Nome do programa e temática do episódio.
Introdução do assunto que será abordado para prender o público (vale colocar alguma fala marcante ou que represente bem o tema que você quer falar).
Vinheta marcando o início do episódio;
Desenvolvimento do assunto (para um roteiro bem elaborado, aqui você insere questões que serão abordadas no decorrer do episódio. Caso seja uma entrevista, você pode colocar as perguntas direcionadas para a fonte).
Apontar para o final (de forma sutil, finalize o assunto).
Conclusão (mostre que chegou ao fim desse tema, convide os ouvintes para a sua página e ilustre o assunto que será abordado no próximo episódio).
Encerramento com agradecimento e vinheta aumentando o volume lentamente.
Aprendeu? Agora mão na massa!
Esses passos podem variar de acordo com as características do seu programa, e a estrutura acima é flexível para diversos tipos de podcasts, bem como as técnicas de organização do produtor.
O planejamento e a roteirização do programa podem evitar retrabalho, melhorar a qualidade do seu conteúdo e poupar tempo. Agora que você sabe como fazer isso, basta colocar a mão na massa e produzir!
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/ Créditos: Divulgação
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