Existem diversas maneiras de interagir com o público e posicionar sua marca nas diferentes plataformas disponíveis, mas você já pensou em criar um podcast para a sua empresa?
Os podcasts evoluíram de maneira tímida desde que a internet se tornou mais acessível e, atualmente, são populares e uma das principais maneiras dos usuários consumirem conteúdos.
Leia o artigo até o final e entenda como a popularidade dos programas em áudio pode ser usada para divulgar sua marca!
Para quem só conhece o termo, mas ainda não sabe o que é, trata-se de uma nova forma de comunicação, através de áudios disponibilizados na internet por meio de plataformas de streaming.
De acordo com o blog Runrun.it a tendência de ouvir podcasts está crescendo, com usuários mensais aumentando entre 21% e 24% ano após ano. Além disso, sua audiência é mais propensa a entender as mensagens, fazer compras e possui um público mais cativo, que tende a ouvir a maior parte dos episódios baixados.
Se você já ouviu algum podcast e se sentiu próximo do apresentador pelo tom da sua voz, você sabe do que estamos falando.
Podcasts aproximam pessoas, além de ser um canal democrático, onde todos podem produzir conteúdo.
Conheça outros benefícios:
Para criar podcasts não é necessário um grande investimento inicial, nestes programas você precisa focar na captação de áudio, e ela pode ser feita até mesmo com o celular, sem se preocupar com equipamentos sofisticados.
Isso explica porque o público de podcasts tem um índice de fidelidade muito grande.
Assim como os ouvintes mantêm a fidelidade, você também precisa manter uma frequência de episódios, para sempre atualizar o público.
Com isso, sua empresa possui inúmeras possibilidades para desenvolver a marca, integrando informações sobre os produtos e serviços entre um episódio e outro.
Se você entendeu o valor que os podcasts podem oferecer para a divulgação da sua marca, provavelmente já está planejando o seu.
Já falamos no blog sobre como definir seu tema, criar um roteiro e construir seu programa de áudio.
Conheça duas plataformas que, após a criação do seu podcast, te auxiliam a gerenciá-lo:
É uma plataforma gratuita para iniciantes, com ferramentas que permitem aos usuários gravar e editar áudio, organizá-lo em episódios, publicar programas em plataformas de escuta e monetizar conteúdo coletando contribuições do ouvinte ou adicionando anúncios aos episódios.
Você não precisa necessariamente gravar e editar o episódio através do Anchor, também é possível realizar essas etapas antes, e apenas utilizar o Anchor para ancorar seu programa de áudio e distribuí-lo em plataformas de streaming.
Essa ferramenta do google permite que você gerencie seus programas, e tenha acesso aos números de escutas dos episódios, locais de acesso e muito mais. É ideal para quem deseja ter controle sobre a eficiência de cada episódio.
Agora que você entendeu os benefícios dos podcasts para a divulgação do seu negócio, posicionamento de marca e nutrição de contato com o público, está na hora de colocar a mão na massa e criar o programa da sua empresa!
O Anchor e o Google Gerenciador de Podcasts podem te ajudar, mas, antes de qualquer coisa, defina suas estratégias de marketing, e para isso você pode contar com o time de especialistas da Benetton!
Para garantir um conteúdo relevante para seus clientes e ficar por dentro das tendências do mercado, conte com os especialistas da Benetton Comunicação!
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/ Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.