postagem de 24 de Maio de 2021

Podcast: entenda o porquê sua empresa deve ter um!

Podcast: entenda o porquê sua empresa deve ter um!
Conheça os benefícios de incluir podcasts na sua estratégia de marketing

Existem diversas maneiras de interagir com o público e posicionar sua marca nas diferentes plataformas disponíveis, mas você já pensou em criar um podcast para a sua empresa?

Os podcasts evoluíram de maneira tímida desde que a internet se tornou mais acessível e, atualmente, são populares e uma das principais maneiras dos usuários consumirem conteúdos.

Leia o artigo até o final e entenda como a popularidade dos programas em áudio pode ser usada para divulgar sua marca!

O que é podcast?

Para quem só conhece o termo, mas ainda não sabe o que é, trata-se de uma nova forma de comunicação, através de áudios disponibilizados na internet por meio de plataformas de streaming.

Os podcasts são acessados online ou baixados em celulares e computadores de qualquer pessoa, e as temáticas podem ser abordadas de diversas formas como, por exemplo, em entrevistas, áudio documentário, roda de conversa e outros.

De acordo com o blog Runrun.it a tendência de ouvir podcasts está crescendo, com usuários mensais aumentando entre 21% e 24% ano após ano. Além disso, sua audiência é mais propensa a entender as mensagens, fazer compras e possui um público mais cativo, que tende a ouvir a maior parte dos episódios baixados.

Por que criar um podcast para o seu negócio?

Se você já ouviu algum podcast e se sentiu próximo do apresentador pelo tom da sua voz, você sabe do que estamos falando.

Podcasts aproximam pessoas, além de ser um canal democrático, onde todos podem produzir conteúdo.

Além de passar informações, você também divide com a audiência características da sua personalidade e tom de voz. Na identificação do público com a marca, isso tem muito valor.

Além do mais, adicionar mais um formato de mídia à sua estratégia abre para a possibilidade de alcançar um público que não seria atingido com blog e posts.

Conheça outros benefícios:

Baixo custo de produção

Para criar podcasts não é necessário um grande investimento inicial, nestes programas você precisa focar na captação de áudio, e ela pode ser feita até mesmo com o celular, sem se preocupar com equipamentos sofisticados.

Público fiel e proximidade

Quando alguma pessoa fala em um podcast, ela está falando – literalmente – no ouvido das pessoas. A proximidade que isso gera é extremamente forte e impactante.

Isso explica porque o público de podcasts tem um índice de fidelidade muito grande.

Reconhecimento de marca

Assim como os ouvintes mantêm a fidelidade, você também precisa manter uma frequência de episódios, para sempre atualizar o público.

Com isso, sua empresa possui inúmeras possibilidades para desenvolver a marca, integrando informações sobre os produtos e serviços entre um episódio e outro.

Plataformas que podem ajudar a gerenciar seu podcast

Se você entendeu o valor que os podcasts podem oferecer para a divulgação da sua marca, provavelmente já está planejando o seu.

Já falamos no blog sobre como definir seu tema, criar um roteiro e construir seu programa de áudio.

Conheça duas plataformas que, após a criação do seu podcast, te auxiliam a gerenciá-lo:

Anchor

É uma plataforma gratuita para iniciantes, com ferramentas que permitem aos usuários gravar e editar áudio, organizá-lo em episódios, publicar programas em plataformas de escuta e monetizar conteúdo coletando contribuições do ouvinte ou adicionando anúncios aos episódios.

Você não precisa necessariamente gravar e editar o episódio através do Anchor, também é possível realizar essas etapas antes, e apenas utilizar o Anchor para ancorar seu programa de áudio e distribuí-lo em plataformas de streaming.

Google Gerenciador de Podcasts

Essa ferramenta do google permite que você gerencie seus programas, e tenha acesso aos números de escutas dos episódios, locais de acesso e muito mais. É ideal para quem deseja ter controle sobre a eficiência de cada episódio.

Uma nova maneira de divulgar sua marca

Agora que você entendeu os benefícios dos podcasts para a divulgação do seu negócio, posicionamento de marca e nutrição de contato com o público, está na hora de colocar a mão na massa e criar o programa da sua empresa!

O Anchor e o Google Gerenciador de Podcasts podem te ajudar, mas, antes de qualquer coisa, defina suas estratégias de marketing, e para isso você pode contar com o time de especialistas da Benetton!

Gostou das dicas?

Para garantir um conteúdo relevante para seus clientes e ficar por dentro das tendências do mercado, conte com os especialistas da Benetton Comunicação!

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/ Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


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