Há algum tempo, acreditava-se que em momentos de crise, a comunicação e o marketing seriam os primeiros afetados. Mas as coisas mudaram e essas ferramentas tem se mostrado extremamente importantes para superar alguns impactos. Afinal, tudo isso vai passar e as empresas que forem lembradas e estiveram presentes no dia a dia das pessoas durante um período de isolamento, com certeza irão permanecer.
Isso quer dizer que esse não é o momento de sumir ou ficar em silêncio! Seja na comunicação interna ou externa, é preciso filtrar informações e concentrar os esforços no que é importante para cada empresa.
O papel da comunicação, nesse e em tantos outros momentos, pode ser resumido em: tranquilizar, agilizar e gerar oportunidades.
A primeira etapa, a de tranquilização, envolve também muita responsabilidade, pois a comunicação sempre funciona como um filtro e nesses momentos ele deve ser ainda mais intenso. Independente se sua empresa investe mais em comunicação interna ou externa, o papel é o mesmo: receber informações, filtrar e repassar o que for oficial! Num mundo de fake news a única coisa que se potencializa rapidamente é o medo.
Por isso, use e abuse de gráficos e infográficos. Esse ainda é um terreno bastante desconhecido e por isso, pode ser fácil se perder no meio de tantas informações na hora de construir um textão.
Agilize a troca de informações para seus colaboradores e clientes! Isso não quer dizer, no entanto, que é hora de disparar centenas de conteúdos no mesmo dia e em diferentes canais. O fluxo deve ser constante, mas não maçante e isso vale para a comunicação feita para seus colaboradores e também para os clientes.
Internamente, se sua empresa aderiu ao home office, façam duas reuniões diárias no máximo, para alinhamentos e atualizações das situações. Na hora de enviar comunicados sobre novidades de casos ou medidas do governo, manere! Boletins semanais podem ser o ideal para não encher a caixa de entrada de todo mundo. Afinal, nesses dias, todos estão bem atentos aos noticiários e pronunciamentos oficiais, não é mesmo?
Já as newsletters, e-mail marketing e posts são essenciais para mostrar o que tem sido feito! Comunique as ações de segurança tomadas pela empresa e crie conteúdos que sejam úteis, pois é aqui que entra o último papel da comunicação: gerar oportunidades.
Está todo mundo falando sobre o coronavírus, certo? E a sua empresa? Se o momento não é de ofertar produtos incansavelmente nas redes sociais, que tal fornecer informações úteis, que tenham a ver com seu negócio e o posicionamento da empresa nesse período?
Desaparecer do mercado agora não é uma medida inteligente.
Para colocar toda essa agilidade em prática, existem algumas ações simples que podem ser tomadas pela sua empresa e pelas agências de comunicação.
Fortalecer a marca é o primeiro passo. Realize campanhas, esteja presente na cabeça do público, crie expectativa e deixe vontade! Quando tudo isso passar, as pessoas lembrarão da sua marca e quem trabalhar desde já, terá vantagens no futuro.
Esse pode ser o momento de lançar uma campanha diferenciada, criar conteúdos sobre como sua equipe está trabalhando no home office e aproveitar para mostrar o rostinho da galera!
Utilizar o mascote da empresa para dar dicas de prevenção, homenagear os profissionais que continuam trabalhando nesse período e até mesmo criar artigos no LinkedIn! Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado! Essa crise vai passar e é preciso estar preparado.
Há um aumento no tráfego de alguns setores que também pode ser utilizado como vantagem. O site Neil Patel lançou um estudo sobre o tráfego nos sites durante a pandemia e alguns setores como finanças, saúde, mídia e indústria farmacêutica tiveram um aumento significativo desde o início da pandemia. Isso quer dizer que esses assuntos também podem ser utilizados de forma estratégica e com sugestões inovadoras!
Que o momento é crítico, todos já sabem, mas o importante agora é não deixar a peteca cair! A melhor notícia nisso tudo, é que a maioria das ações podem ser feitas de longe, graças à tecnologia e internet, ou seja, além de poder criar um conteúdo inovador, ainda respeitamos as orientações de permanecer em casa, cuidando uns dos outros mesmo distantes.
E então? Preparado para fazer a diferença nesse período?
Por aqui, nosso time está cheio de ideias e com fome de leão para colocar tudo em prática. Entre em contato conosco e vamos marcar um café por videoconferência :).
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Créditos: Envato
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