Pode ser que você nem precise de um sapato novo, mas não dá para perder aquele scarpin bege que combina perfeitamente com o novo terninho que você comprou para trabalhar no escritório de advocacia, não é mesmo?
E o melhor de tudo, a propaganda parece que foi feita para você, com aquela linguagem amigável que você adora nas lojas, porque já não aguenta mais a linguagem jurídica além do trabalho. E os 15% de desconto? Perfeito para você que adora um cuponzinho.
Dá a impressão de que a marca te conhece mais do que você mesma, não é? E te conhece!
As empresas entenderam que o público de hoje em dia deseja mais do que comprar, eles querem se conectar e viver uma experiência única durante sua jornada de compra.
Por isso, cada vez mais as marcas investem em maneiras de encantar as pessoas e aperfeiçoar seu relacionamento com os clientes.
Mas você sabe como essa aproximação amigável e conexão com os clientes é possível? O segredo chama-se "dados comportamentais” e te contaremos mais sobre isso no decorrer deste artigo. Vem com a gente!
O que são dados comportamentais?
Sempre que você interage com uma empresa atenta à importância dos dados comportamentais, você compartilha com ela suas informações, seja gosto, perfil econômico, estilo de vida e outros.
A marca que compreende o valor dessas informações investe cada vez mais em maneiras de coletar e analisar dados para utilizados em campanhas de marketing personalizadas, com foco em atrair novos públicos ou conquistar definitivamente seus clientes.
Por que devo investir em dados comportamentais?
Os dados comportamentais são extremamente importantes para segmentar as campanhas de marketing e conquistar clientes.
Todo consumidor passa pela jornada de compra (desde quando ele decide comprar algo até o momento em que tem o produto em mãos) e analisar este processo permite que você consiga compreender melhor quais fatores fazem o consumidor ter um estalo e decidir converter a venda. Assim, você saberá lidar com esse tipo de ação.
Como usar dados?
Antes de usar os dados você precisa coletá-los e analisá-los, o que é muito simples:
Você pode usar um sistema de CRM (customer relationship management), que coleta e armazena informações sobre os seus consumidores.
Além disso, fóruns, redes sociais, formulários, enquetes e outros são ferramentas que podem te ajudar na coleta de dados.
Embora diversos canais sociais ofereçam métricas e informações valiosas por meio de suas plataformas, é difícil controlar tudo, portanto, muitas marcas contam com um software de análise de dados comportamentais de marketing para organizar e indicar as tendências de compra de seus produtos e concorrentes.
Dados comportamentais na criação de conteúdos personalizados
Os tempos mudaram, vivemos em um século em que a tecnologia e inovação pulsam, e isso fica nítido no comportamento dos consumidores.
As pessoas estão o tempo todo conectadas e buscando conexões profundas, que combinem com suas ideologias. O público não aceita mais consumir de marcas que vão na contramão de seus valores, eles desejam se relacionar com empresas conscientes, inovadoras e que abraçam causas sociais.
De certa forma, esse contato constante do público na internet é vantajoso, pois permite que as marcas identifiquem cada vez mais seus gostos e perfis. É muito fácil coletar e analisar dados quando todo mundo está presente no mesmo universo: no mundo online.
Mas não é só isso, para criar conteúdos personalizados, além de conhecer intimamente seu público, suas dores e anseios, é preciso ter o mesmo empenho em coletar dados sobre as tendências, causas sociais do momento e juntar todas as informações para criar conteúdos que falem diretamente com que você deseja, servindo de inspiração.
Dados são fundamentais para segmentar campanhas, mas você precisa ir além deles, é necessário estar atualizado sobre tudo e todos sempre!
Por que criar conteúdos personalizados?
Sabendo que o público tornou-se muito mais ativo na internet, crítico em relação ao posicionamento de empresas e carente de conexões profundas, é notável que os conteúdos personalizados são fundamentais para garantir uma comunicação assertiva entre cliente e empresa, não é mesmo?
Através dessa comunicação efetiva, seu negócio não só atrai novos clientes, como também fideliza os que já possui e melhora a imagem da empresa no mercado.
Não vivemos mais o consumo em massa, hoje em dia as vendas são direcionadas, e as empresas que entendem isso saem na frente.
Se você deseja se atualizar no mercado e fidelizar clientes, apostar em marketing de conteúdo com dados personalizados é o caminho certo, e o Time Laranja pode te ajudar, fale conosco! :)
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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