postagem de 15 de Maio de 2020

Primeira série brasileira em libras está disponível na Netflix

Primeira série brasileira em libras está disponível na Netflix
Crisálida é emocionante, original e inspiradora

“Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes”. Essa é a sinopse de Crisálida, a primeira produção de ficção bilíngue brasileira que é narrada tanto em português quanto na Língua Brasileira de Sinais e pelo seu breve resumo já conseguimos entender sobre o que ela retrata, mas também porque ela é tão importante.

Nos quatro episódios, a série retrata dilemas familiares, sociais, culturais e emocionais das pessoas surdas. A autora é a Alessandra de Rosa Pinho, aluna de Letras e Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A produção, que agora está disponível na Netflix, é original de 2014 quando foi, pela primeira vez, desenvolvida como filme. Nessa época já foi possível ver seu sucesso já que acabou sendo vencedor de diversos prêmios.

Depois, em 2016, a produção foi adaptada para uma série de quatro episódios, com 30 minutos cada. A primeira temporada foi licenciada pela TV Cultura. Cada episódio é independente, mais ou menos no estilo Black Mirror que tanto gostamos. Ou seja, não é preciso assistir todos os episódios cronologicamente.

A série conta com uma linguagem ousada e realista, com o objetivo de retratar exatamente como os surdos são vistos pela sociedade, mas também para tentar modificar essa visão.

Veja outras produções em libras

Os surdos retratam uma parcela substantiva da nossa população. Segundo o IBGE, são cerca de 10 milhões em todo o Brasil.

Ou seja, já está na hora de vermos mais produções para esse público, não acham? Afinal, pessoas surdas têm as mesmas necessidades dos ouvintes. Inclusive a necessidade do entretenimento e da representatividade!

Por isso, encontramos algumas produções em libras e achamos interessante compartilhar, olha só:

Animação “Min e as Mãozinhas”
Esse é o primeiro desenho animado totalmente em libras do YouTube. A animação é voltada para crianças surdas que têm entre três e seis anos de idade.


Cada capítulo ensina cinco sinais diferentes em libras, que prometem entreter os pequenos que não escutam.

Black Alien lança clipe com tradução em libras
Depois de descobrir que um homem foi assassinado nos EUA por ser deficiente auditivo e não ter ouvido os policiais lhe chamando, o rapper Gustavo Black Alien decidiu que seu novo clipe, “Homem de família”, teria um tradutor para a linguagem de libras.


A música fala sobre a família do ponto de vista de um avô, como uma projeção do que o próprio Gustavo deseja ser.

Brasileiros criam canal no YouTube para ensinar receitas em libras
O canal Chef Cenoura conta com Débora Claudio Dable ao lado do namorado Felipe Dable, traduzindo a receita para língua brasileira de sinais (Libras), enquanto Felipe faz as receitas.


A ideia surgiu depois de Débora perguntar para a irmã, que é surda profunda, se seria mais fácil para ela entender as receitas se os vídeos fossem em libras.


E então, o que achou dessas histórias incríveis? Inspirador, não é mesmo?

Elas até no fazem pensar sobre o que todos nós podemos fazer para que todo tipo de entretenimento (e por que não de comunicação?) sejam para todos <3.


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Créditos: Divulgação Netflix

O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade