postagem de 01 de Março de 2021

Push e Pull marketing: conheça essas estratégias

Push e Pull marketing: conheça essas estratégias
Saiba a diferença entre push e pull marketing e como aplicá-las no seu negócio

Não é segredo para ninguém que o perfil do consumidor mudou desde o último século, afinal, toda a sociedade vivenciou grandes transformações, não é mesmo?!

E essas mudanças demandaram novas atitudes por parte das empresas, com foco nas vendas.

Neste contexto, e em um mundo cada vez mais tecnológico, em que as pessoas podem realizar pesquisas, veicular opiniões e realizar compras e vendas online, surgiu um grande dilema para as marcas: aproximar o cliente dos produtos e serviços, ou direcionar os produtos e serviços para o cliente?

É claro que esse dilema envolve outras questões, como o tipo de negócio que você gerencia, e que tipo de relacionamento você deseja estabelecer com os clientes, mas, independente da sua resposta, há estratégias de marketing que podem te ajudar a ter êxito nas vendas, e neste artigo nós vamos falar sobre duas delas, Push e Pull marketing.

Os conceitos tanto de Push quanto de Pull marketing podem te ajudar a se aproximar dos seus leads, mas antes você precisa entender a diferença entre eles e como funciona cada um. Vem com a gente, leia este artigo até o final e descubra tudo isso e muito mais!

Entenda a diferença entre Push e Pull Marketing

Enquanto uma tem foco em vender de forma massiva, atingindo as pessoas com as inúmeras possibilidades de consumo, outra busca fomentar o relacionamento com o público, para que eles conheçam melhor a marca, se familiarizem e tornem-se clientes.

Pode ser que a tradução das duas estratégias te ajude a diferenciá-las. Push pode significar “empurrar”, enquanto “pull” significa “puxar”. Partindo daí, acredito que você já tenha compreendido qual é cada uma, mas para ter certeza, nós vamos te explicar.

A estratégia de Push Marketing “empurra” os produtos e serviços para o cliente, de forma massiva, através de inúmeras publicidades e outros contatos mais intensos para alcançar o público. Sabe aquela expressão “vencer pelo cansaço”? É basicamente isso que ela faz.

Já a Pull Marketing busca conquistar os clientes através da construção de um relacionamento que mostre as vantagens da marca e de seus produtos, para despertar o interesse do consumidor, levando ele a comprar, se fidelizar e tornar-se um evangelizador da marca por aí.

Embora o perfil do consumidor tenha se transformado muito com o tempo, essas duas técnicas ainda são válidas, e podem ser extremamente assertivas para a sua empresa, de acordo com os seus objetivos.

Como implementar cada uma dessas estratégias no seu negócio?

Agora que você entendeu a diferença entre elas, é o momento de você compreender suas ferramentas para serem aplicadas no seu negócio.

Enquanto a Push Marketing é focada em técnicas de Outbound marketing, a Pull é focada no Inbound Marketing.

Se você deseja alcançar seu público de forma mais incisiva, a Push Marketing pode te ajudar, e você pode investir em algumas técnicas de Outbound marketing, como:


  • Outdoors e banners em sites;

  • Mídia impressa como revistas, jornais, folders e etc;

  • Propagandas na televisão, no rádio ou no YouTube;

  • Facebook Ads, Google Ads e outros.

Mas, se o seu intuito é criar um relacionamento com os clientes, para encantá-los com sua marca e atraí-los para consumirem seus produtos e serviços, você pode contar com a Pull Marketing e focar em ideias de Inbound Marketing, como:


  • Contar a história da sua marca para o público, para que eles conheçam e se identifiquem;

  • Mostrar que se importa com os clientes buscando entender melhor os seus gostos e expectativas;

  • Compartilhar conhecimento através de e-mail marketing, e-books e posts nas redes sociais;

  • Nutrir um bom relacionamento com os consumidores mesmo após a compra, para que eles expressem sua satisfação para outras pessoas e façam uma propaganda positiva da sua empresa.

Push e Pull Marketing: qual é melhor para o seu negócio?

Bom, agora que você conheceu melhor cada uma das estratégias, você deve ter percebido que ambas oferecem ótimas possibilidades para te ajudar a vender. Mas você já definiu qual é a melhor para o seu negócio?

Se a resposta for não, fique tranquilo(a)! Nós vamos te ajudar.

Para definir qual estratégia você deve utilizar na sua empresa há alguns fatores que devem ser considerados, saiba quais são eles:


  1. Conheça o seu público: entender os gostos e preferências do seu público-alvo ajuda na hora de definir qual é a melhor forma de alcançá-lo.

  2. Defina seus objetivos de marketing: o que você espera com as suas campanhas de marketing? Você deseja apenas vender ou converter o seu público em evangelizadores da marca?

  3. Pense no seu orçamento: é importante estar consciente da quantidade de dinheiro que você possui para investir em uma estratégia de marketing, e pesquisar qual está mais acessível para o seu bolso.

  4. Monitore seus resultados: independente da estratégia, você deve monitorar seus resultados, para se certificar de que escolheu a forma certa para alcançar o público.

Também é válido você avaliar quais das técnicas combina melhor com o seu modelo de negócio e qual você acredita que irá trazer melhores resultados. Lembre-se: você conhece sua empresa melhor do que ninguém!

Por que investir em estratégias de marketing?

O perfil do consumidor mudou, e se você deseja que sua marca não fique para trás, é importante se adequar às novidades, e procurar a melhor maneira de se conectar com o público e suas novas características.

Todas as estratégias de marketing foram pensadas e estudadas para gerar resultados, então, por que não aproveitá-las?!

Não tenha medo de investir no marketing da sua empresa, o mundo mudou, e é acreditando nas vantagens dessas mudanças que você e o seu negócio irão evoluir!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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