Segundo o Spotify, o Brasil já é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, crescendo 21% por mês
Pesquisa de consumo compartilhada recentemente pelo Spotify, relacionado ao consumo de podcasts no mundo, coloca o Brasil como o “país do podcast”. Segundo os dados do serviço de streaming, o consumo de podcast pelos brasileiros tem crescido, em média, 21% mensalmente, desde janeiro de 2018.
Brasil: o segundo país que mais consome esse tipo de conteúdo
Classificado como o segundo país que mais consome esse tipo de conteúdo, segundo a pesquisa Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos EUA. Aproveitando essa onda, o mercado não para de se movimentar, criando cada vez mais possibilidades para quem produz e/ou consome os conteúdos em áudio.
No mundo o crescimento também segue desenfreado, dezenas de milhões de usuários transmitem conteúdo de podcast mensalmente e a audiência global de podcasts do Spotify cresceu mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. E ainda tem mais, recentemente, o Spotify atingiu a marca de mais de 500 mil podcasts na plataforma.
Esse crescimento também está ligado com o aumento do público de podcast e das inscrições Premium. Embora não defina exatamente como é essa ligação, a empresa acredita que é “algo especial”, o que indica que o Spotify deve apostar ainda mais nesse nicho, com mais títulos exclusivos para assinantes.
O total de usuários pagantes aumentou de 108 milhões no último trimestre para 113 milhões. Parte desse aumento é resultado das campanhas de recuperação, projetadas pela plataforma para convencer as pessoas que já experimentaram a versão Premium, mas não se tornaram assinantes, a tentarem novamente.
Ah, além disso, é importante destacar que o lançamento do Spotify Duo na América Latina, onde duas pessoas podem compartilhar uma única assinatura Premium, um pouco mais cara, tem se tornado bem popular.
O serviço de streaming ainda destacou que os gêneros de podcast mais ouvidos no Spotify Brasil são:
- Sociedade & Cultura
- Comédia
- Educação
- TV & Filmes
- Notícias
- Negócios
- Música
Religião &
Espiritualidade
- Lazer
- Esportes
Os 10 podcasts mais ouvidos no Brasil, em audiência, são:
- Café da Manhã
- Não Ouvo Podcasts
- Kpapo
- Eleição Na Chapa
- Oêa: Copa Feminina 2019
- Jogo de Damas
- Replay All
- Science Vs
- Serial Killers
- Xêpa/ Não Salvo
O Diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol, destacou que a plataforma quer ser a “número um do mundo e estamos focados no áudio mais do que qualquer outra empresa global.
O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify em busca desse nosso objetivo, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope”, diz.
A empresa, inclusive, escolheu o Brasil para sediar o Spotify for Podcasters Summit, evento que acontece entre os dias 01 e 02/11, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com painéis, palestras e workshops para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas.
Benetton Comunicação
Por: Bharbara Sousa
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material pode ser reproduzido, desde que citado fonte