O termo stakeholder é utilizado em diversas áreas do mundo corporativo e, quando trazemos ao seu sentido literal, significa partes interessadas.
Em palavras simples, os stakeholders são as pessoas e organizações que podem ser afetadas por uma empresa ou projeto, de forma direta e indireta, positiva ou negativamente.
Definir quem são essas partes é fundamental para o planejamento de estratégias de comunicação dentro de uma empresa, de modo que as ações sejam assertivas e pensadas em cada stakeholder.
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe nosso artigo até o final, é uma leitura rápida!
O funcionamento de uma empresa é impossível sem seus stakeholders, afinal, estamos falando também sobre os colaboradores, gerentes e, até mesmo, os donos do negócio.
Identificar esses grupos e definir o grau de importância que cada um deles possui para a empresa é mais que uma etapa, é uma estratégia necessária para compreender amplamente o modelo de negócio e otimizar os processos da organização.
Após definir os stakeholders, é possível o desenvolvimento de planos de ação com o foco na otimização de relacionamento com cada público, sempre transmitindo a missão, visão e valores da empresa de maneira sólida e genuína em seu discurso, materiais e ações.
Essa é uma estratégia que também pode ser utilizada para conhecer intimamente a concorrência. Levantar quais grupos compõem os stakeholders do adversário, torna possível conhecer as ameaças e fraquezas da outra organização, e usá-las para fortalecer as forças e oportunidades da sua empresa.
Há quatro tipos de públicos que devem ser considerados na hora de definir os stakeholders de uma empresa, são eles:
Após definir os públicos de uma empresa, fica mais fácil pensar nos stakeholders pertencentes a cada um deles, veja no exemplo abaixo:
Este exemplo apresenta as partes envolvidas mais comuns e o público ao qual elas pertencem. Claro que a organização de stakeholders pode variar de acordo com o seu modelo de negócio, e aí é importante fazer uma análise minuciosa.
Nos modelos de negócios B2C (Business to Consumer), os consumidores compõem o público externo, já os negócios B2B (Business to Business) tem como cliente final outra empresa, e essa diferença nas atividades de uma organização influencia no levantamento dos stakeholders.
O primeiro passo para um plano de comunicação em qualquer empresa é estabelecer as partes interessadas, feito isso, a identificação pode ser realizada seguindo algumas etapas:
1 – Classifique os stakeholders: liste todos os grupos que possuem um relacionamento com a empresa, é importante que nesta etapa todas as partes sejam consideradas;
2 – Separe-os por público: defina qual é o público que cada stakeholder pertence;
3 – Pense nos interesses de cada stakeholder: tente definir de qual forma as partes interessadas são afetadas pela sua empresa ou projeto;
Pode ser interessante classificar os públicos afetados de forma positiva e negativa;
4 – Defina o grau de influência e a importância dos stakeholders: A influência deve ser pensada na capacidade que determinado público tem para impulsionar ou dificultar a viabilidade do seu projeto;
Já a importância têm foco em compreender quais stakeholders são mais e menos relevantes para o projeto, e descobrir em quem os esforços da empresa deve se focar mais para alcançar.
Depois de pontuadas as etapas de identificação e classificação das partes interessadas, fica muito mais simples para a empresa realizar um plano de ação que alcance todos os stakeholders.
Esse alinhamento permite que a comunicação seja assertiva, focando suas ações nos públicos mais importantes e influentes, e utilizando uma linguagem acessível para cada tipo de stakeholder de acordo com suas especificidades.
A atenção com os públicos da empresa garante vantagens competitivas no mercado, pois além de melhorar os relacionamentos entre as partes envolvidas em um processo, permite compreender a estrutura da concorrência, quando a análise dos públicos do adversário é realizada.
Esse procedimento também permite a identificação de possíveis investidores ou parcerias, garantindo oportunidades de sucesso no mundo corporativo.
Agora que você compreende a importância da identificação de stakeholders, que tal fazer um levantamento das partes interessadas que compõem a sua empresa?
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Por: Débora Leite
Fotos/Crédito: Divulgação
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