A empresa de análise social Talkwalker foi a responsável por fazer a pesquisa e descobrir qual a marca mais amada do mundo e o resultado deixou a LEGO no primeiro lugar desse pódio.
A marca vende cerca de sete produtos por segundo e acredita-se que, até agora, ela já produziu cerca de 80 peças para cada pessoa que existe no planeta! E vamos falar a verdade? Quem nunca quis um LEGO, nem que seja unzinho do seu personagem favorito da vida, que atire a primeira pedra!
Além disso, nós aqui acreditamos que o resultado também foi surpreendente, pois nos últimos anos a maioria das marcas desse estudo são de mega corporações, como Google, Amazon, Apple, Microsoft...
Ao todo, foram analisadas 718 marcas e 750 milhões de menções! Entre as frases analisadas estavam “eu amo quando” e “eu adoraria se”, e então, eram designados diferentes pesos para cada uma dessas menções, principalmente se elas eram feitas nas redes sociais ou na imprensa.
Tudo isso “nos deu uma lista exclusiva de empresas que cultivam fãs apaixonados”, explicou Todd Grossman, CEO da Talkwalker das Américas, em uma entrevista para o Adweek.
Mas por que a LEGO?
Segundo a Talkwalker, as marcas mais amadas do mundo são as que conseguem construir conexões emocionais vitais com seus consumidores.
Para criar tais conexões, existem diversos métodos. Um deles é o tradicional bom atendimento com o cliente. Mas além disso, a responsabilidade social, criação de um sentimento de nostalgia e bom tratamento dos funcionários são outros exemplos.
E o mais legal é que a LEGO ficou no topo não porque foi muito bem em algumas dessas características, mas em todas as 11 analisadas!
O rankeamento conta com 50 marcas. Mas selecionamos as 10 primeiras logo abaixo, olha só:
1. Lego
2. Four Seasons Hotels
3. Singapore Airlines
4. Giant Hypermarket
5. Vertex Pharmaceuticals
6. Bimbo
7. Celebrity Cruises
8. Tiger Beer
9. The Container Store
10. Voot
O estudo completo também conta sobre a metodologia utilizada e para acessá-lo, é só clicar aqui.
No estudo completo, você também pode conferir inclusive cinco dicas sobre como se tornar uma marca amada!
E nós, trazemos todas elas para vocês! Olha só:
1. Social media
É preciso parar de pensar nas redes sociais apenas como um canal de venda, mas também como um lugar de se conectar com sua audiência!
Vendo o que está acontecendo nas redes sociais, por exemplo, é possível identificar os assuntos do momento e participar deles!
2. Nostalgia
Durante uma recessão, a nostalgia é o que bomba! Afinal, as pessoas procuram por bons sentimentos que faziam parte da sua vida antes da crise.
Por isso, relembre boas campanhas da sua marca ou então, fique engajado em assuntos que promovam essa sensação de lembrança!
3. Influencie as pessoas certas
Os influencers ainda são sucesso! Acredite. Porém, é preciso escolher aqueles que tenham a ver com a sua marca, que passem sinceridade e verdade quando falam.
Não escolha seus influencer apenas baseado no tamanho da sua audiência! Esse é o famoso: quantidade não é qualidade!
4. Compartilhe o amor!
O público está desesperado por boas notícias, ainda mais nos momentos atuais!
As pessoas precisam de boas distrações para escapar das preocupações. Por isso, conte e publique histórias positivas! Isso vai ajudar as pessoas a associarem a sua marca com bons momentos ;).
5. Coloque seus funcionários
O amor sobre uma marca é construído de dentro para fora, vem do coração, vem de dentro! E a sua força de trabalho é vital para espalhar esse amor pelo mundo!
Colaboradores engajados e felizes farão com que os clientes se sintam assim também!
Por aqui, nosso time laranja já tem suas marcas favoritas também. Mas mais importante que isso, é que nós também ajudamos a criar marcas apaixonantes!
Quer saber mais? Clique aqui e fale com a gente! Podemos inclusive marcar um cafezinho virtual <3.
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Créditos: LEGO
O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.