Se fosse para destacar um único motivo (entre tantos outros) para definir como a internet revolucionou tanto a maneira de divulgar produtos e serviços, poderíamos dizer que o custo seria um deles.
A rede possibilita que você acesse milhões de pessoas, de uma só vez, sem que para isso seja necessário um investimento do porte de uma campanha publicitária na TV, por exemplo.
É por isso que, nesse cenário, muitos produtos digitais surgiram para aproximar negócios e clientes. Das redes sociais aos vídeos, passando pelos e-mails marketing e mensagens de WhatsApp, as newletters também fazem parte desta comunicação digital eficiente.
Uma newsletter, basicamente, trata-se de um informativo que tem como objetivos:
É bem comum quando fazemos pesquisas, acessarmos uma empresa e alguns conteúdos sobre ela, mas depois de um tempo, não voltarmos mais na página e nem realizarmos alguma compra.
Com a newsletter chegando na caixa de entrada, com uma periodicidade programada, o risco disso acontecer diminui bastante.
Funciona como um assinante que aguarda receber em casa o jornal e a revista impressa - embora, atualmente, a quantidade de pessoas que faz isso diminuiu bastante.
Agora que já mostramos as justificativas que vale o esforço de criar uma news para sua empresa, você deve estar se perguntando: “tá bom, mas como começar a estruturar uma newsletter?”. Bom, temos algumas dicas sobre quais pontos são importantes:
Em primeiro lugar, você precisa definir bem para quem você vai escrever, ou seja, sua persona. Essa informação, basicamente, é o ponto de partida para criação de qualquer comunicação que traga resultados.
Sabendo para quem escreve, você define os interesses dessas pessoas, a linguagem com a qual vai chegar nelas e, muito importante: como sua empresa resolve o que elas precisam.
Com a persona definida, pense em uma frequência bacana com a qual imagina que elas gostariam de ler estes conteúdos. Semanalmente costuma ser uma boa frequência, já que dá para compilar os principais assuntos do mercado em que sua empresa atua, informar sobre seus produtos e serviços, enfim, ser útil, sem sobrecarregar. Aqui na Benetton, por exemplo, contamos com 2 newsletters: uma semanal e uma mensal.
Em seguida, é hora de criar um layout e escolher a ferramenta de envio. Há muitas empresas que oferecem este serviço por assinatura, como a RD Station - que usamos na Benetton.
É importante ter boas ferramentas de segurança para que as pessoas se sintam seguras de que os dados delas não serão usados por terceiros, nem para outros fins.
Com isso, não deixe de responder às mensagens e de medir os resultados, que com certeza, irão agradar.
E, com tudo isso definido, não se esqueça de um assunto que tenha nexo com o seu público e seu segmento.
Que tal começar a aproveitar a newsletter na sua estratégia de comunicação? Conte conosco, temos os especialistas perfeitos para te ajudar neste desafio!
E claro, não deixe de abrir nossas news fresquinhas todo início de semana, inscreva-se já: https://benettoncomunicacao.com.br/pt/blog/
Benetton Comunicação
Por: Ludmila Avilez
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte