postagem de 13 de Janeiro de 2022

Quero trabalhar com marketing digital. E agora?

Quero trabalhar com marketing digital. E agora?
A pandemia reforçou a importância do marketing digital e, como resultado, a área tornou-se mais estável e promissora

Se você quer conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de atuação dentro do marketing digital e as qualificações para cada uma delas, está no caminho certo.

É sobre isso o conteúdo deste artigo. Boa leitura!

Inbound Marketing - Marketing de Atração

Uma das áreas principais do Marketing, atua produzindo conteúdo para atrair as personas para compra.

As principais tarefas do Inbound são justamente a criação destas personas, por meio de pesquisas, e a produção de conteúdo que ‘converse’ com elas de maneira estruturada, começando por aquelas que estão tomando conhecimento do produto/serviço e que fazem parte do topo de um funil de vendas, passando por quem já conhece e começa a perceber a importância da solução oferecida por determinado produto/serviço e chegando àquelas que estão no momento certo para realização da compra, que são as personas que se encaixam no fundo do funil de vendas.

Profissionais de SEO/SEM

Search Engine Optimization ou mecanismo otimizado de busca exige do profissional conhecimento de ferramentas de pesquisas de palavras-chave, Answer The Public e Google Trends, são alguns exemplos destas ferramentas, para que estes termos sejam repassados ao time de Inbound tornando os conteúdos relevantes com base nestas palavras.

Para trabalhar com SEO, é necessário ter um perfil técnico para poder testar, analisar e quantificar o resultado dos termos utilizados, além de disciplina para o acompanhamento destas métricas.

SEM é a sigla de Search Engine Marketing e trabalha em conjunto com SEO. Com a diferença de que SEO trabalha com métodos orgânicos (não pagos) de busca e SEM vai usar os patrocinados (pagos) para ajudar a conquistarem as primeiras posições do Google.

Vontade de estudar sempre, completam o requisito, uma vez que é preciso se atualizar constantemente para aplicar as técnicas mais eficientes para os sites serem carregados rapidamente e serem indexados com facilidade pelos rastreadores.

Mídias Sociais

Para quem vai atuar no planejamento, produção de conteúdo e análise de métricas para as redes sociais.

Aqui é importante aliar criatividade com estratégia para fazer o produto/serviço aparecer em meio a tantas opções, por isso ter gosto por navegar constantemente nas redes e perceber o que está acontecendo, ajuda muito.

Growth Hacking

É a área que trabalha com métricas e relatórios verificando a performance dos leads em cada uma das etapas do funil de vendas.

Requer um perfil técnico também e exige bastante organização para aplicação do que é conhecido por “Testes A/B” no quais são formuladas algumas possibilidades e feitos os testes para avaliar o que vende melhor.

Deu para perceber que é um setor especializado no qual quem gosta de lidar com números costuma se dar bem, não é mesmo?

Profissional de ADS

Ads, abreviação de advertisements, ou comerciais, como o nome já diz as propagandas ou conteúdos que são patrocinados para aparecer nos sites e feeds.

A exigência para atuar nesta área de marketing digital é o conhecimento de segmentação, saber, em detalhes, o perfil da persona para focar corretamente o direcionamento das campanhas.

Aqui também é legal ter noção de planejamento e gestão para alocar o dinheiro nos melhores canais de vendas, os que efetivamente, vão chegar nas personas certas.

Formação acadêmica

A graduação em Comunicação Social e suas vertentes: Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas costumam ser as áreas de formação de quem atua em Marketing Digital.

Especialização ou MBA em Marketing são bem-vindas, assim como habilidades de comunicação verbal e escrita, facilidade para trabalhar em equipe, criatividade e flexibilidade para lidar com mudanças.

E então, gostou? Continue acompanhando nossos conteúdos.

Benetton Comunicação

Por: Ludmila Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte


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