Se você quer conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de atuação dentro do marketing digital e as qualificações para cada uma delas, está no caminho certo.
É sobre isso o conteúdo deste artigo. Boa leitura!
Uma das áreas principais do Marketing, atua produzindo conteúdo para atrair as personas para compra.
As principais tarefas do Inbound são justamente a criação destas personas, por meio de pesquisas, e a produção de conteúdo que ‘converse’ com elas de maneira estruturada, começando por aquelas que estão tomando conhecimento do produto/serviço e que fazem parte do topo de um funil de vendas, passando por quem já conhece e começa a perceber a importância da solução oferecida por determinado produto/serviço e chegando àquelas que estão no momento certo para realização da compra, que são as personas que se encaixam no fundo do funil de vendas.
Search Engine Optimization ou mecanismo otimizado de busca exige do profissional conhecimento de ferramentas de pesquisas de palavras-chave, Answer The Public e Google Trends, são alguns exemplos destas ferramentas, para que estes termos sejam repassados ao time de Inbound tornando os conteúdos relevantes com base nestas palavras.
Para trabalhar com SEO, é necessário ter um perfil técnico para poder testar, analisar e quantificar o resultado dos termos utilizados, além de disciplina para o acompanhamento destas métricas.
SEM é a sigla de Search Engine Marketing e trabalha em conjunto com SEO. Com a diferença de que SEO trabalha com métodos orgânicos (não pagos) de busca e SEM vai usar os patrocinados (pagos) para ajudar a conquistarem as primeiras posições do Google.
Vontade de estudar sempre, completam o requisito, uma vez que é preciso se atualizar constantemente para aplicar as técnicas mais eficientes para os sites serem carregados rapidamente e serem indexados com facilidade pelos rastreadores.
Para quem vai atuar no planejamento, produção de conteúdo e análise de métricas para as redes sociais.
Aqui é importante aliar criatividade com estratégia para fazer o produto/serviço aparecer em meio a tantas opções, por isso ter gosto por navegar constantemente nas redes e perceber o que está acontecendo, ajuda muito.
É a área que trabalha com métricas e relatórios verificando a performance dos leads em cada uma das etapas do funil de vendas.
Requer um perfil técnico também e exige bastante organização para aplicação do que é conhecido por “Testes A/B” no quais são formuladas algumas possibilidades e feitos os testes para avaliar o que vende melhor.
Deu para perceber que é um setor especializado no qual quem gosta de lidar com números costuma se dar bem, não é mesmo?
Ads, abreviação de advertisements, ou comerciais, como o nome já diz as propagandas ou conteúdos que são patrocinados para aparecer nos sites e feeds.
A exigência para atuar nesta área de marketing digital é o conhecimento de segmentação, saber, em detalhes, o perfil da persona para focar corretamente o direcionamento das campanhas.
Aqui também é legal ter noção de planejamento e gestão para alocar o dinheiro nos melhores canais de vendas, os que efetivamente, vão chegar nas personas certas.
A graduação em Comunicação Social e suas vertentes: Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas costumam ser as áreas de formação de quem atua em Marketing Digital.
Especialização ou MBA em Marketing são bem-vindas, assim como habilidades de comunicação verbal e escrita, facilidade para trabalhar em equipe, criatividade e flexibilidade para lidar com mudanças.
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Benetton Comunicação
Por: Ludmila Prado
Fotos/Créditos: Envato
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