postagem de 07 de Outubro de 2022

Rebranding: uma técnica incrivelmente fácil e que funciona para todas as empresas

Rebranding: uma técnica incrivelmente fácil e que funciona para todas as empresas
Explore novos segmentos de mercado para atrair público com maior tranquilidade

Você certamente já ouviu falar sobre a estratégia de rebranding em algum momento da sua vida. Talvez você não a reconheça por essas exatas palavras, mas sim como nova identidade ou reposicionamento de marca.

A verdade é que o processo de rebranding nada mais é do que a técnica de redefinição e atualização da identidade (visual ou não) de uma empresa. Esse método é altamente recomendado para negócios que procuram se aventurar em novos segmentos de mercado ou conquistar novos públicos, por exemplo.

Bateu aquela curiosidade para entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste blog!

Qual a importância dessa estratégia?

Uma estratégia de rebranding pode ser fundamental para que a sua empresa se mantenha sempre atualizada e em posição de benchmark dentro de seu segmento de mercado.

Afinal, mostrar para o público que a sua marca está atenta às mudanças e em constante evolução é uma ótima forma de transmitir a ideia de crescimento.

Em resumo, o grande objetivo desta técnica é atualizar os elementos de comunicação da sua corporação para aumentar o nível de conexão com seus consumidores, de forma a evitar o temido churn, popularmente conhecido como perda de clientes.

Em quais situações o rebranding é necessário?

Além do reposicionamento de mercado, alguns fatores que também podem justificar o rebranding são:


  • Troca de responsáveis: uma marca que está sob nova direção deve considerar reformular sua identidade visual e outras estratégias de branding para divulgar as novidades ao público de forma positiva e impactante.

  • Junção de empresas: assim como a Latam (fusão entre Lan e Tam), negócios que se unem devem buscar uma nova identidade que represente a essência de ambos e expresse os ideais da nova entidade que surge.

  • Alteração no propósito: companhias que mudam seus propósitos de existência consequentemente mudam a forma de comunicação interna e externa. Nesses casos, o rebranding é a alternativa ideal para que a marca evidencie tais mudanças.


Por fim, conheça seus 3 principais tipos:

1. Rebranding parcial

Essa estratégia é voltada para empreendimentos com uma imagem sólida perante o mercado, mas que desejam atualizar parte de sua identidade ou serviços.

2. Rebranding evolutivo

Trata-se de um processo de transformação da identidade visual da organização de acordo com o passar do tempo, o que requer rebranding e redesign.

3. Rebranding radical ou revolucionário

Consiste na mudança completa dos elementos identificadores da marca. Pode envolver alteração de logotipo e nome, sendo muito comum em casos de fusão entre empresas.

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Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

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