postagem de 13 de Agosto de 2020

Reels: Instagram lança nova ferramenta para competir com TikTok

Reels: Instagram lança nova ferramenta para competir com TikTok
Os vídeos curtos caíram no gosto da internet e é claro que o Mark Zuckerberg não ficaria para trás

A quarentena trouxe com ela a onda dos vídeos curtos, feitos em casa mesmo e com os estilos mais variados: tem dancinha, tem dublagem de cenas icônicas do cinema e tem até galãs, como já falamos aqui!

O responsável por trazer tudo isso foi o TikTok, uma rede social chinesa. Ela existe desde 2016, mas era conhecida como musical.ly. Hoje, já é um dos aplicativos mais baixados do mundo, líder na Ásia e Estados Unidos e claro, líder também de algumas polêmicas sobre uso de dados, privacidade e muito mais. Além disso, recentemente, o presidente Donald Trump também proibiu negócios com a plataforma.

Todos esses assuntos, claro, se deram por conta da popularização do aplicativo e, no meio de tudo isso, o Instagram anunciou o lançamento da ferramenta Reels que, segundo especialistas em marketing digital, tem como principal objetivo recuperar os acessos perdidos com o crescimento gigante do TikTok.

O que é o Instagram Reels

Assim como o TikTok, o Reels permite que os usuários façam vídeos curtos e os editem com uma facilidade muito grande, garantindo diversos efeitos, trilha sonora e muito mais.

Porém, a ferramenta do Mark Zuckerberg se define como diferente pois também irá oferecer plataformas de realidade aumentada além de, claro, criar tudo isso dentro do próprio Instagram, um lugar em que, mesmo os fãs assíduos do TikTok, costumavam compartilhar seus vídeos. Esse será um ponto positivo da plataforma pois, é inegável que a experiência do usuário sairá ganhando com a agilidade de publicação.

Como funciona o Reels

Para utilizar a ferramenta, basta entrar no Instagram, clicar na câmera do lado esquerdo superior para abrir os stories e encontrar a opção Reels no rodapé da tela.

Os vídeos podem ser baixados no seu celular e também publicados tanto nos stories e como na aba do Explorar.

Veja o passo a passo sobre como utilizar o Reels:

Passo 1
Para gravar seus vídeos basta selecionar a câmera dos stories e selecionar a opção Reels.

Passo 2
Depois disso, você pode deve percorrer entre as ferramentas: Audio, Speed, Effects e Timer. Sendo que, na primeira delas, de Audio, você escolhe uma música na biblioteca do Instagram, mais ou menos como é feito nos stories.

Passo 3
Depois disso, na aba de Speed, pode selecionar a velocidade do vídeo ou da música, deixando tudo em câmera lenta ou acelerado.

Passo 4
Já na aba de Effects é possível selecionar os efeitos do Instagram, também como já é feito nos stories.

Passo 5
Por último, com o timer, você pode cortar seus vídeos quantas vezes quiser.

Mas lembre-se: são permitidos vídeos de, no máximo, 15 segundos!

Passo 6
Depois disso, é só fazer as edições finais, como inserir GIFs ou escrever algo no vídeo e publicar!

E então? O que você achou da novidade?

Por conta do Reels ser do Instagram, seu visual é muito parecido com os stories, o que garante uma adaptação rápida para os usuários.

Nosso Time Laranja é fã do TikTok e os vídeos publicados por lá sempre rendem ótimas risadas por aqui. Mesmo assim, estamos curiosos para ver os próximos episódios dessa história.

Ah! E para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da comunicação, você pode se inscrever na nossa Newsletter! Assim você não perde nada do que publicamos por aqui, tá bem? ;)


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Crédito: Engadget

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade