A maioria de nós, quando crianças, tinha um lápis popularmente conhecido como “cor de pele”. Essa cor, no entanto, não representava o tom de pele humana, além disso, não havia opções correspondente aos variados tons de pele escura.
Mais ligadas em questões de inclusão e diversidade, hoje, as marcas estão atentas para criação e venda de novos produtos relacionados a esses temas.
Esse novo cenário pode ser visto no lançamento de Caras & Cores, nova linha de lápis da Faber-Castell, disponível em 12 e 24 cores. A coleção traz mais 6 opções para colorir tons de pele. Segundo a empresa, a fórmula exclusiva permite que as cores sejam misturadas para criação de vários outros tons de pele.
Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell, conta que: “No nosso dia a dia convivemos com muitos educadores e pedagogos. A partir daí, percebemos a oportunidade da oferta de um estojo com tons de pele. ”
“Esse pedido surgiu também de conversas com nossos consumidores: pais que entraram em contato compartilhado suas necessidades”, completa o executivo, segundo o site Huffpost.
O processo de desenvolvimento do novo produto, contou com a consultoria do MOOC, coletivo de jovens criativos negros, que atualmente integra o time de diretores da produtora Conspiração.
Ainda segundo o site Huffpost, uma das idealizadoras do coletivo, Suyane Ynaya, afirma que “ter produtos como Caras & Cores no mercado é a oportunidade que meus filhos e outras crianças têm de finalmente serem ouvidas e representadas por meio da cor, com mais possibilidades”. Para finalizar, ela complementa: “Essa iniciativa também me faz imensamente feliz por ser um caminho que valida todo meu trabalho como mãe e profissional, trazendo representatividade, autenticidade e ressignificação por intermédio da criação”.
A linha Caras & Cores já está à venda em lojas on-line e papelarias de todo o Brasil.