Você já ouviu falar em SaaS? A sigla significa “Software as a Service”, que na tradução literal pode ser compreendida como “Software como serviço”.
Em palavras claras, podemos resumir o que um sistema SaaS é: a disponibilização de um software pela internet, como um serviço.
No caso do SaaS marketing, esses softwares são voltados para quem trabalha com comunicação ou marketing, e utiliza de ferramentas para potencializar suas estratégias.
Agora você deve estar se perguntando o motivo dessa ferramenta estar se popularizando, quando ainda podemos comprar e instalar os bons e velhos softwares.
Nós já te adiantamos que estamos vivendo um cenário de transformação, e as empresas que trabalham oferecendo SaaS enxergam, neste momento, a oportunidade de facilitar ainda mais os processos de utilização de ferramentas. Acompanhe nosso artigo até o final e entenda melhor!
O modelo SaaS, é um sistema comercializado como serviço, e não como produto. Dessa forma não é necessário a instalação de nenhum programa, e os clientes podem acessar tudo através da internet.
Alguns exemplos de SaaS que atendem rotinas pessoais e profissionais, como apresentado no blog Panorama Positivo, são o Gmail (versão gratuita) e o Office 365 (versão paga). Há ainda alguns outros que podemos citar, como: Dropbox, Salesforce, Paypal, Google Analytics etc.
Sim, os softwares são incríveis e facilitam nossas vidas, permitindo que tiremos do papel ideias incríveis.
Mas, sem o modelo SaaS, além de comprar, instalar e assinar licenças de uso, precisamos ceder um espaço considerável da memória de nossas máquinas, realizar manutenção e atualização periodicamente. Resumindo: temos que nos preocupar.
E atualmente, em um mundo cada vez mais tecnológico, transformado pelo cenário de pandemia que levou tantas empresas a aderirem o home office, os profissionais precisam de soluções rápidas, acessíveis e que não tirem o foco de suas tarefas do trabalho. É neste contexto que o SaaS está ganhando espaço!
Este serviço permite que o cliente usufrua do potencial dos softwares sem ocupar a memória da sua máquina, conectando-se de qualquer lugar e em qualquer momento, de maneira fácil, rápida e segura.
Para isso, basta comprar a solução de software disponibilizada em uma base paga conforme o uso por um provedor de serviço de nuvem, conectar-se à internet e pronto: você ou sua equipe conseguem acessar toda a infraestrutura!
Conhecendo melhor as funcionalidades do SaaS, você já deve ter percebido que essa ferramenta veio para facilitar a vida de todo mundo.
Além das vantagens de acessibilidade dos softwares, que podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer momento, vale ressaltar que a sua máquina e dos seus colaboradores terá menos desgaste, ainda mais quando se trabalha com comunicação, sabemos que a capacidade e memória do computador são muito valiosas!
Em uma crescente procura do mercado por sistemas SaaS, empresas responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta seguem se atualizando e agregando valor ao produto, oferecendo cada vez mais opções otimizadas e de acordo com as principais necessidades do mercado.
Você e sua equipe também não precisam se preocupar com muita coisa, nada além de realizar o trabalho de vocês corretamente, pois a manutenção da ferramenta e qualquer eventual erro será de responsabilidade da empresa prestadora de serviço.
Agora que você conhece melhor o conceito SaaS, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse modelo.
Trabalhar com softwares instalados em máquinas, requer um investimento periódico em atualizações e manutenções dos programas, mas quando você contrata um serviço SaaS, pode descartar esse gasto.
Além do modelo ocupar menos memória das suas máquinas e reduzir os custos com desgaste, a empresa prestadora de serviços fica atenta a todas novidades para oferecer o melhor para os seus clientes, o que também agrega vantagem competitiva para o seu negócio no mercado, e aumenta os lucros.
Esse modelo promete realizar mudanças significativas nos processos das empresas, reduzindo os índices de retrabalho através da eficiência dos programas, diminuindo os custos com manutenção, e agilizando as etapas de trabalho em consequência da sua facilidade de acesso.
As empresas que trabalham com comunicação e marketing precisam estar em constante sintonia entre os colaboradores, atuar de forma rápida e eficiente, além de estar sempre atualizada no mercado.
O SaaS é o modelo perfeito para otimizar os processos dentro desse tipo de negócio, além de descomplicar a implementação e utilização dos programas.
Se você deseja melhorar o rendimento da sua equipe e investir na otimização dos processos da sua empresa, o SaaS será um bom investimento. Para ter certeza disso, você pode solicitar um período de teste, e utilizar a estrutura por um tempo para analisar os prós e contras sentindo na pele como tudo funciona, que tal experimentar?
Se você gostar, depois é só contratar o serviço e utilizar!
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato.
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.