Você já ouviu falar em segmentação de leads? Segundo o RD Station, a segmentação é um filtro que seleciona leads da base que possuem informações específicas, criando uma lista dinâmica.
Com esta segmentação, é possível criar ações de marketing direcionadas, de acordo com suas necessidades. Além disso, a segmentação, separa os clientes em potencial dos leads que não estão interessados no seu produto ou negócio.
Parece um sonho não é mesmo? Mas fique sabendo que a segmentação já é uma estratégia muito usada em ações de marketing digital.
Pois além de você conseguir ter uma base cheia de contatos, o trabalho de prospecção desses leads não acaba aí, pelo contrário, ele só está começando.
Após a obtenção desses leads, você precisará interagir, educar e encaminhar esses contatos até o momento da compra.
E é nesse contexto que você precisará enviar a mensagem certa, no momento certo, para cativar, nutrir e engajar seu lead. E como fazer isso?
Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto!
O que é segmentação de leads?
Como já explicamos neste artigo, segmentar leads nada mais é do que dividir seus contatos de acordo com grupos de informações específicas e representativas da sua base de leads.
Dessa maneira é possível organizar seu conteúdo e direcionar ações para cada etapa do funil de vendas até a realização da compra.
Ainda de acordo com a segmentação de leads, é possível segmentar sua base de contatos seguindo o comportamento de um potencial cliente, classificando seu perfil e aproximando-o de outros leads com características semelhantes.
Entender o que é segmentação de leads é reconhecer que seus potenciais clientes têm diferentes necessidades e características que serão direcionadas de várias formas a partir de estratégias específicas.
Assim, surge outra importante ferramenta que irá te auxiliar na nutrição e engajamento dos seus leads segmentados. Estamos falando dela, a automatização de marketing.
O que é automatização de marketing?
De acordo com o RD Station, a automação de marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações.
Portanto, podemos considerar a automação de marketing a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.
Com a automatização de marketing, sua empresa ganha muitos benefícios, que vão ajudar desde o aumento de vendas e receita, diminuição dos custos de aquisição de clientes, até as melhorias na retenção de clientes.
Confira os 9 benefícios que a automatização de marketing pode trazer para o seu negócio:
1. Nutrição de leads que não estão prontos
A automação permite fazer esse relacionamento de nutrição e preparação para a compra com o cliente de forma eficiente e com poucos esforços.
2. Mais eficiência no funil
Por meio do comportamento do usuário a automação de marketing permite identificar o estágio de compra e os interesses de cada potencial cliente, enviando o conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio do funil.
3. Leads mais preparados geram tickets maiores
Leads maduros geram tickets maiores e a automação de marketing garante esse papel de fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda.
4. Comunicação personalizada para cada persona
Com as campanhas de automação, é possível segmentar os leads por muitos critérios. Agregando valor à cada etapa do lead, deixando-o ansioso pelos próximos conteúdos.
5. Menos trabalho recorrente para o marketing
Com a automação, uma grande parte da preparação do lead que o marketing deveria fazer para vendas é automatizada, diminuindo gastos, tempo e esforço manual na construção do relacionamento com o cliente.
6. Time comercial recebe leads mais preparados
Com os leads mais bem preparados, os vendedores precisam investir menos horas fazendo contato para conseguirem realizar a venda.
7. Ciclo de vendas menor
Como todo trabalho de preparação é feito pelo sistema, os vendedores podem receber leads já nas últimas etapas do processo de compra.
8. Mais produtividade para os time comercial
Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos, garantindo uma taxa de fechamento mais alta.
9. Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto
A automação contribui muito para que os leads fiquem por mais tempo comprando da marca e gerem mais recomendações positivas sobre o produto ou serviço.
Segmentação de Leads com o RD Station
Na Benetton oferecemos aos nossos clientes os serviços do RD Station Marketing, a mais atualizada ferramenta de automação de marketing.
Isso significa que ela reúne os principais recursos para realizar uma estratégia de marketing digital em um só lugar, e você pode fazer diferentes ações em um único software, com mais eficiência e produtividade.
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/ Créditos: Divulgação
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