Setembro é um mês marcado por uma campanha de extrema importância - e um tanto quanto delicada, que muitas marcas e empresas ainda sentem certo receio em se posicionar, por falta de informação, bem como maior embasamento: a campanha Setembro Amarelo.
O Setembro Amarelo acontece no Brasil oficialmente desde 2015, e é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o CVV (Centro de Valorização da Vida), o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) os responsáveis por tornar essa campanha possível,e cada vez mais visível à causa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e isso pode ocorrer de diversas formas. Cerca de trinta e dois brasileiros se suicidam por dia, e no mundo, uma morte ocorre a cada segundo (aproximadamente um milhão de pessoas a cada ano).
Vamos listar algumas das medidas preventivas de forma que o diálogo seja sempre o melhor caminho para reverter essa situação:
• Educação: perder o medo e falar sobre o assunto é o primeiro passo para reverter a situação sobre o suicídio. Quebrar o tabu sobre o suicídio, levantar questionamentos, estimular o diálogo e acima de tudo: ouvir sem julgamentos. Educação é o primeiro e principal passo para transformarmos o cenário;
• Visibilidade: estimular o diálogo propõe espaço para novos cenários, logo, é papel da sociedade como um todo propor novas abordagens para que o suicídio, bem como levantar pauta sobre os transtornos mentais para que sejam cada vez mais discutidos e presentes nos ambientes familiares e corporativos, visando o bem-esta são essenciais;
• O aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial, ressaltado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, em agosto deste ano em Brasília, assim, medidas voltadas aos jovens de assuntos, como: ansiedade, melancolia e depressão, devem estar presentes de maneira clara e abordadas de forma que possam dialogar e assim, tratar.
Sinais importantes que precisam ser observados quando falamos sobre o suicídio
Vale lembrar que a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente e tem o amarelo como sua cor, pois segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida), a ideia é "pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.".
A data oficial de Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é o dia 10 de setembro e alguns sinais que precisam ser observados referentes, como:
• Falta de esperança e fala de morte a todo momento, bem como grande culpa, falta de autoestima e energia, visão negativa do presente e nenhuma perspectiva de futuro;
• Intenções suicidas e falas suicidas, como: "sumir, deixar em paz, desaparecer, entre outras";
• Isolamento. Atentar-se ao isolamento ou mesmo menos interação social, mudança de comportamento, redução ou mesmo cancelamento das atividades familiares/ sociais é algo a se observar com maior cuidado.
Atente-se!
A campanha Setembro Amarelo acontece em quase todo mundo com o objetivo em sensibilizar e conscientizar a população sobre pontos importantes quanto a prevenção do suicídio. Informação sobre os sinais que precisam ser levados em conta, além de locais de ajuda especializada é algo que precisa ser de fácil acesso tanto para população, bem como cada vez mais presente nos discursos das empresas e marcas.
Nós da Benetton Comunicação acreditamos no sentir e mais do que isso, do quão a expressão é importante para a evolução do ser humano. Apoiamos o Setembro Amarelo. Apoiamos o cuidado dos transtornos mentais. Apoiamos todas as causas de bem-estar. Apoiamos o amor.
Ame-se! Cuide-se! Não se abandone jamais! <3
Benetton Comunicação
Por: Juliana Alquete
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.