O mesmo café da mesma marca que você toma todos os dias. Ou seu segundo tênis da mesma marca. E aquela blusa que você tem várias da mesma marca, porem em modelos diferentes?
Já parou para pensar sobre estar apaixonado por uma marca?
Calma, você não virou uma vítima do consumismo!
A explicação para isso se dá pelo fato de que, hoje em dia, as empresas não buscam apenas oferecer produtos, soluções ou um bom custo benefício para seus clientes. Na realidade, a intenção é conquistar um espaço especial no coração dos consumidores ao oferecer uma experiência que irá fazê-lo querer ter isso de novo e de novo.
O ato de chegar no seu coração é conhecido como Share of Heart e estudos comprovam que o fator emocional é um dos principais na decisão da compra, assim como mostram que a psicologia e a influência do inconsciente possuem culpa no cartório na hora de realizarmos uma compra e adquirirmos um produto.
Mas como que as empresas buscam realizar este ato, de chegar ao nosso coração, antes de chegar na nossa carteira e gerar Share of Wallet?
Hoje, uma grande parte das empresas se posiciona no mercado de maneira que seus consumidores se identifiquem com ela e, a partir dessa identificação, o consumidor irá compartilhar seus propósitos e valores.
No momento em que a marca consegue identificar quais os interesses ou carência do seu cliente, ela começa a usar isso de maneira transparente, conseguindo fidelizá-lo não apenas como cliente, mas também como um defensor da marca.
Um levantamento, realizado pela agência de marketing Cone/Porter Novelli, revelou que 79% dos consumidores afirmam ser mais leais a empresas e mar que definem e seguem claramente um propósito, estando dispostos ainda a recomendá-las para amigos e familiares. Em complemento, 66% disseram que este seria um motivo que os faria trocar de marca e 57%, pagar mais pelo produto.
Um estudo realizado pela Unilever estima um mercado de US$ 1,2 trilhões de oportunidades para companhias que adotam um posicionamento social e econômico sustentável e o colocam, de fato, em prática. Não por acaso, uma de suas marcas é pioneira em um case de sucesso em “Share of Heart” gerando “Share of Wallet”.
Apesar de estar há 17 anos no ar, o conceito da campanha “Real Beleza” se renova constantemente, com peças que estão entre as mais assistidas e compartilhadas por milhões de pessoas em todo o mundo, com diversas premiações em Cannes.