Falar sobre a importância do marketing digital, de usar as redes sociais para se aproximar dos clientes em 2021, é conversa repetitiva.
Para o próximo ano a onda a ser surfada é o social selling.
Se está todo mundo no facebook, no Instagram, no Linkedin, no TikTok, é mais do que óbvio usar as plataformas para vender, com algumas diferenças de como é feito no marketing digital.
Vem com a gente neste artigo para saber.
Basicamente nos dois processos o objetivo é fazer o lead avançar no funil de vendas, ou seja, começar a interagir com a empresa em um momento de primeiro contato, se identificar com as soluções oferecidas seja em produtos ou serviços até chegar às vias de fato, a compra.
A diferença é que enquanto no marketing digital esse relacionamento começa a ser construído por meio da frequência das postagens pensadas para o nicho específico com o qual está falando, a maior marca da venda social é colocar especialistas em vendas/consultores, diretamente em uma conversa one-to-one.
O que podemos chamar de conversa particular virtual.
Para isso, o primeiro cuidado é a pesquisa que antecede a abordagem.
Hoje, as pessoas constroem um relacionamento com a marca e, com base na confiança estabelecida, passam a consumir dela.
Se sua empresa não for eficiente em chegar nas pessoas certas, e isso só pode acontecer com base nas pesquisas que vão determinar quem compra de você, então, o processo não vai dar resultado.
Os dois pilares são velocidade e eficiência.
Imagine: você já está navegando e interagindo nas redes, enquanto isso, conversa com consultores e tira suas dúvidas como se estivessem juntos tomando um cafezinho.
Somos seres sociáveis e isso gera confiança. Esse processo se torna seguro, rápido e eficiente, concorda?
Por isso está ganhando escala e continua sendo uma forte tendência de trabalho em 2022.
Neste sentido, um dos fatores mais vantajosos é encurtar as fases do funil de vendas.
Falando assim, ou melhor, você lendo assim, pode parecer tudo muito fácil.
E, de fato, é o que nós, profissionais da comunicação, queremos que pareça (risos).
Mas, a verdade é que existe muito trabalho por trás deste processo, desde a geração das pesquisas e relatórios que dão informações sobre quem são as pessoas a serem contatadas, até a pesquisa de definição das principais dúvidas a serem esclarecidas, as plataformas de abordagem, o preparo dos profissionais que estão na linha de frente e o planejamento das metas.
Sim, é bastante trabalho e a Benetton está aqui com o time todo à sua disposição para executá-lo para alavancar os seus resultados.
Se identificou com o conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Ludmila do Prado
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.