Essa semana, o Instagram e Facebook anunciaram um concurso que premiará os usuários que mais inovarem no uso de vídeo verticais, os stories, em ambas as plataformas.
Chamado de Stories Festival, o concurso vai eleger os melhores em cinco categorias:
• Vale Tudo: que premiará conteúdos experimentais com tom divertido, criado por influenciadores comuns;
• Advertising: destinada a campanhas de marcas;
• Short Film Stories: prêmio para os micro-curtas;
• Doc Stories: que reconhecerá os melhores ensaios autorais, registros de viagem ou documentários;
• Clip Stories: para stories ligados a performances de música.
Criado especialmente para o Brasil, o país será o primeiro a receber uma competição do tipo, mas o Facebook está analisando a possibilidade de levar a iniciativa a outros mercados. O objetivo da empresa é incentivar a produção de conteúdos verticais de qualidade e as inscrições vão até o dia 21 de dezembro.
Os finalistas serão por categorias, tendo, portanto, cinco cada, além da banca de jurados, que escolherá os vencedores, composta por personalidades como Hugo Gloss, Andrea Siqueira, Fernanda Guimarães, Domenico Massareto e Marcio Fritzen. “Montamos um time de jurados com vasta experiência em desenvolvimento de conteúdo vertical, então teremos também pessoas influentes dentro das nossas plataformas”, disse o Instagram em comunicado.
Como prêmio, os vencedores ganharão troféus e uma oficina para aprimorarem suas habilidades com vídeos verticais. Para se inscrever, basta incluir os stories desejados nos Destaques do Instagram e depois, acessar o site do Stories Festival para efetivar a inscrição. Cada usuário ou marca pode inscrever até cinco stories.