Quando olhamos para uma marca nossas reações se voltam a dois pólos: eu gosto ou eu não gosto. Isso acontece por um princípio básico de identificação, em minutos a gente pensa se achamos o visual da empresa agradável, se gostamos do serviço oferecido, se concordamos ou não com a forma que ela se apresenta, isso tudo que a empresa faz para te conquistar (ou não) faz parte do tom de voz da marca.
Existem milhares de formas de descobrir e criar o tom da sua empresa, mas as 3 coisas principais que você deve manter em mente são:
Fazer boa construção desse tom de voz é a base para o seu negócio, a partir dele entendemos em quais plataformas estar presente, qual a identidade visual da marca, como e onde falar sobre os valores da empresa e até sobre causas sociais que a mesma se identifica, por exemplo, é muito comum que negócios com público feminino adotem em seus discursos e tons de vozes pautas sobre feminismo e empoderamento feminino.
Podemos ver diversos benefícios vindo do tom de voz da marca, entre eles estão:
Ao entendermos tudo isso fica mais fácil de perceber porque você nunca viu uma empresa de advocacia usando gírias ou porque não associamos marcas infantis à cores sóbrias, existem diversos cases que podemos apresentar aqui, mas pegamos os 3 que achamos mais interessantes para você.
Todo mundo conhece a Nike e, ao pensarmos na marca, automaticamente associamos a imagem de esportes, performance, em superar seus limites e no slogan “just do it”.
Isso acontece porque é o que a empresa apresenta para nós, toda a sua comunicação é sobre isso, reconhecemos seus produtos, valores e objetivos sem que a marca precise se esforçar muito para isso.
Perceba a baixo o tom de voz da Nike em uma das campanhas mais comentadas da marca:
https://www.instagram.com/p/BuRbXi4HlIK/?utm_source=ig_web_copy_link
Quando você pensa na Disney qual é a primeira coisa que vem à mente? Contos de fadas? Princesas? O Mickey? A Disney tem a comunicação mais mágica do mercado, tudo é pensado nos mínimos detalhes para te transportar para “um mundo ideal" cheio de magia e finais felizes, porque esse é o objetivo da empresa e logo o tom de voz deles é desenvolvido com muito cuidado para entregar exatamente isso.
Abaixo deixamos um link que vai te deixar encantado e nostálgico, graças ao tom de voz que a Disney utiliza:
https://www.instagram.com/tv/CGdKpJCHF3M/?utm_source=ig_web_copy_link
O Nubank nasceu da irritação com as filas e burocracias dos bancos tradicionais, propondo inovação,liberdade e controle sob seu dinheiro. O inovador banco digital, conhecido também como “roxinho”, é um ótimo exemplo de relacionamento com clientes, basta você olhar o instagram da marca para perceber que quase todas as novidades apresentadas surgiram de conversas e comentários dos seus usuários, ou seja, o tom de voz do Nubank expressa justamente essa parceria com seus consumidores: uma troca que busca beneficiar os dois lados.
Deixamos o link de um vídeo que o Nubank fez explicando mais sobre sua marca só que em libras, já que é um banco que presa por uma boa comunicação com todes seus clientes:
https://www.instagram.com/tv/CUgCrFkAlLo/?utm_source=ig_web_copy_link
O tom de voz utilizado é o que define a essência de uma marca, é ele que vai fazer o cliente se identificar com a empresa e iniciar uma relação com a mesma, claro que existe muito mais além disso, como conquistar a confiança do seu cliente e desenvolver uma estratégia de marketing, por exemplo.
Quer saber mais sobre o assunto?No blog da Benetton estamos sempre compartilhando dicas e conteúdos ricos que vão te ajudar nesta empreitada!
Se identificou com o conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Karyna Rosa
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.