Não é porque um negócio é tradicional, passado de geração em geração, que ele precisa continuar seguindo os antigos padrões, afinal, os tempos mudaram.
Seja a lojinha de tricô da vovó, ou uma rede de supermercados, o público irá procurar informações sobre o negócio nas redes sociais.
Portanto, não basta apenas ter uma conta na internet, aquele site desatualizado que antes era o auge da tecnologia, ou uma página no facebook com atualizações a cada três meses. Por mais que o público seja fiel desde a época em que seu avô gerenciava o negócio, por exemplo, o comportamento dos consumidores está mudando e, em algum momento, você precisará atrair novos clientes.
E como você pode atrair novos consumidores sem perder as tradições e originalidade da sua marca? É isso o que vamos te explicar neste artigo!
Se você deseja expandir seu público e, até mesmo, fidelizar novos clientes, é ótimo oferecer mais de uma opção de compras, principalmente após a pandemia, quando percebemos, ainda mais, os benefícios da internet para nutrir as relações interpessoais em tempos de isolamento social.
Inovar é bom, e você não precisa deixar de lado suas tradições para isso. Afinal, é possível continuar transmitindo a essência do seu negócio, mesmo online.
Muitos empreendedores ficam com medo de migrar para o meio digital e perder suas características mais fundamentais, aquele jeitinho de conversar e mimar os clientes, o cafézinho que atrai as pessoas para uma prosa e, posteriormente, se torna uma venda, ou até mesmo aquela fofoquinha boa entre a vizinhança, que fortalece o negócio anunciando que tem coisa boa na loja.
Engana-se quem pensa que não dá pra fazer isso na internet! Talvez seja difícil para quem não possui conhecimentos de marketing, ou queira estar presente no meio digital sem produzir conteúdo, mas se você buscar conhecer um pouquinho mais sobre o assunto, ou contratar quem saiba, verá que os ganhos irão aumentar relativamente.
Já ouviu aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Bom, é exatamente isso o que acontece na internet e, para você ser lembrado e apreciado, é necessário produzir conteúdos de valor, com certa frequência.
Os conteúdos permitem que você transmita a tradição do seu negócio: o cafézinho indispensável pode chegar ao seu cliente em forma de um cupom de desconto ou um artigo com dicas sobre algum assunto valioso, por exemplo.
Aquela prosa para cultivar uma relação com o público continua, através dos diversos canais de comunicação que as redes sociais oferecem. Agora, a fofoquinha boa que antes espalhava suas promoções pela vizinhança pode ser incentivada de diversas outras formas, seja através das propagandas e anúncios, do relacionamento com os clientes ou de um trabalho de pós-venda bem feito.
Agora você já sabe que é possível inovar sem perder a tradição, característica importante do seu negócio, mas, se ainda tem dúvidas sobre as vantagens do meio digital, vem com a gente conhecer os benefícios de marcar presença na internet!
Desde antes da pandemia, estávamos vivenciando grandes mudanças tecnológicas, e agora mais do que nunca conseguimos enxergar ainda mais o valor do meio digital.
Já imaginou o quanto isso pode ajudar seu negócio?
Em março de 2020, primeiro mês do isolamento social, as vendas online de pequenas e médias empresas cresceram 140%, conforme dados da Nuvemshop.
A internet possibilitou que as vendas continuassem acontecendo, mesmo em meio às incertezas do novo cenário, e os negócios que já estavam no meio digital conseguiram se manter.
Além de não precisarem se arriscar indo para as ruas em meio à uma pandemia, as pessoas também usufruíram do conforto de não gastarem com transporte, estacionamento e realizarem compras sentadas em seus sofás.
Quando você começa a vender online, sua loja alcança pessoas de fora do seu bairro e, seus clientes fixos, aqueles da época em que sua avó gerenciava o negócio, continuam, mas seu público também pode aumentar muito, indo além dos limites de proximidade, afinal, a internet permite alcançar clientes de todos os cantos do Brasil - e do mundo!
O negócio online proporciona diversas facilidades para o empreendedor, pois há ferramentas que podem ajudá-lo a analisar os resultados das suas estratégias de vendas, realizar um trabalho minucioso de pós-venda, manter contato com o cliente, analisar suas taxas de conversão, operar de forma mais barata entre outros.
Mas, além dessas ferramentas, é necessário ter conhecimento para pensar nas estratégias e colocá-las em prática. Por mais que você seja um excelente vendedor, talvez você tenha dificuldade em combinar seus conhecimentos com o potencial das ferramentas.
Mas e aí, o que fazer?
Neste caso, você deve investir em uma equipe especializada no assunto, que conseguirá produzir conteúdos condizentes com as tradições da sua empresa e criar estratégias que gerem resultados.
O time de especialistas da Benetton pode te ajudar, entre em contato conosco e potencialize seu negócio no meio digital.
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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