A pandemia do COVID - 19 atingiu diversos setores em 2020, em consequência do isolamento social proposto pelos governos do mundo todo como principal medida protetiva para evitar o contágio e propagação do vírus.
Consequentemente, para que as recomendações fossem seguidas e as aglomerações evitadas, o setor de eventos foi diretamente afetado.
De acordo com a matéria publicada no site da revista exame, uma pesquisa do Sebrae aponta que 98% do setor de eventos já estava parado em abril.
Desde chás de bebês até congressos nacionais, os eventos pararam. E para que não continuassem sem exercer suas atividades, os profissionais do ramo se reinventaram para se adaptarem ao novo cenário, assim como a maior parte dos segmentos precisaram fazer.
Para que esse processo de adaptação fosse possível e o mundo reconfigurado com o novo normal, a sociedade foi obrigada a acelerar um fenômeno que já vinha acontecendo, a transformação digital.
Acompanhe nosso artigo até o final e saiba mais sobre o futuro dos eventos e a transformação digital.
Em um outro artigo do nosso blog, falamos sobre o processo de transformação digital que a sociedade tem vivenciado desde a última virada de século.
Nas últimas décadas, novas ferramentas tecnológicas passaram a fazer parte da vida das pessoas, os computadores e a internet foram otimizados, e as sociedade conheceu novas possibilidades de interação através das redes sociais, notebooks, celulares e aplicativos.
A transformação digital gerou mudanças significativas nos relacionamentos interpessoais, acesso à informação e formas de consumo.
O isolamento social proposto durante a pandemia fez com que as pessoas buscassem soluções alternativas para continuar trabalhando e mantendo contato com o mundo.
Graças à internet e as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, isso foi possível.
Muitas empresas aderiram ao home office, reuniões online ganharam espaço e ações solidárias para ajudar as pessoas mais afetadas pela pandemia ganharam visibilidade na internet.
Neste contexto, o entretenimento se tornou fundamental para ajudar a manter o isolamento social, e diversos canais liberaram suas programações para a população, empresas ofereceram cursos online gratuitamente e os eventos também se adaptaram, propondo transmissões ao vivo.
A sociedade, que já estava se acostumando com o processo de transformação digital, precisou se familiarizar ainda mais rápido com as ferramentas tecnológicas durante a pandemia.
Podemos dizer então, que a pandemia intensificou a evolução digital.
Quando o isolamento social iniciou, o setor de eventos entrou em crise.
A medida protetiva impedindo qualquer tipo de aglomeração afetou diretamente as pessoas que viviam disso.
Os produtores encontraram a possibilidade de continuar atuando no meio digital, e para isso, contaram com a ajuda da tecnologia.
Assim como diversas empresas que utilizaram estratégias para aproveitar as oportunidades do momento, conquistando o público por meio do oferecimento de cursos online e palestras, os eventos ocuparam o espaço digital, e converteram suas ações em resultados positivos, como arrecadação de doações durante transmissões ao vivo de artistas.
Mas o crescimento vertiginoso desse setor no meio digital não ficou restrito às apresentações de famosos.
Congressos acadêmicos, festivais, eventos educativos e de inúmeras áreas do conhecimento também migraram para a internet.
Embora a democratização virtual ainda não seja uma realidade, afinal, não são todas as pessoas que possuem computador, internet ou capacidade para utilização dessas ferramentas, a transformação desses eventos gerou novas possibilidades.
Muitos congressos que antes, presencialmente, tinham um valor exorbitante, agora são gratuitos ou possuem um valor simbólico, além de serem acessíveis para quem possui as ferramentas, participar de casa, sem precisar se locomover até grandes centros urbanos, onde os eventos eram realizados antes da pandemia.
Mas, há quem já estivesse pensando neste mercado antes do isolamento social, e agora, com a mudança no cenário, está ganhando visibilidade.
Empresas que criam plataformas específicas para eventos online estavam em ascensão, e agora, com o aumento das buscas por maneiras de profissionalizar a interação pela internet, estão crescendo.
De acordo com Luís Pascon, CEO e fundador da BEATO, a pandemia fez com que sua empresa, que já atuava no ramo de eventos, se adaptasse e pensassem em uma plataforma estável, elegante e que tivesse eficiência na entrega de mensagens.
Esse tipo de plataforma é pensada para transmitir, da forma mais assertiva possível, a sensação de estar ao vivo em um evento, além de garantir que o ambiente online não deixe os participantes na mão, oferecendo reconexão com a internet de forma rápida, caso a rede caia, entre outras funcionalidades.
Luís ressalta que a experiência na entrega de informações é fundamental, pois estamos vivenciando uma transformação no contexto em que vivíamos, e o cuidado com esse tipo de plataforma agora é para manter a experiência adquirida no ramo de eventos e equalizar a transmissão de mensagens com a disponibilidade de recursos do cliente.
É provável que com o aperfeiçoamento na forma de fazer eventos online, os valores para participação, que agora ainda são baixos ou até mesmo gratuitos, sofram reajustes, afinal, essa especialização por plataformas também não é barata.
Mas, ainda de acordo com Pascon, para inserção dessa ferramenta no mercado atual, a BEATO leva em consideração a situação econômica das empresas em consequência da pandemia, para oferecer um valor acessível.
E pensando agora no lado dos participantes, mesmo que eles paguem um valor simbólico pelo evento, há vantagens em outras questões, como o conforto de poder assistir palestras, shows e aulas da sua casa, além de não precisar gastar com transporte ou hospedagem.
O futuro dos eventos online parece promissor, essa tendência tem crescido, e a população está aderindo, o que nos faz pensar: será que as coisas serão como eram antes?
Talvez nós só consigamos responder essa pergunta futuramente, mas, neste momento, já podemos perceber que a transformação digital aconteceu, e agora a tecnologia faz parte da nossa sociedade.
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.